Como consultar o CNPJ da empresa e qual a sua importância?

Existem várias maneiras de consultar a situação do seu CNPJ. Veja como fazer

Compartilhe
PUBLICIDADE

Gestores e empresários devem estar atentos às melhores estratégias para garantir o sucesso do negócio. Nesse sentido, a consulta ao CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas)  se torna significativa, pois reduz o risco de inadimplência e golpes.

O CNPJ é um número com uma sequência numérica de 14 dígitos que serve para identificar empresas. Cada empresa tem um e é extremamente importante para garantir maior credibilidade a um modelo de negócio.

Trata-se do número designado pela Receita Federal na abertura da empresa. Ele serve para identificar o negócio nos mais diversos tipos de atividades, como a emissão de notas fiscais ou o pagamento dos impostos. A formalização de um modelo de negócio passa obrigatoriamente pela criação do CNPJ.

Quando o CNPJ apresenta problemas legais, os proprietários da empresa não conseguem realizar as suas atividades profissionais. Por isso, é fundamental que todos os negócios verifiquem a situação do CNPJ em algum momento. 

Quer saber como consultar um CNPJ de forma rápida e gratuita? Vamos mostrar cinco maneiras para isso. Acompanhe!

Por que preciso ter um CNPJ? 

É necessário para poder ter uma empresa legalizada em nosso país.  O CNPJ é o que determina que há uma pessoa jurídica, portanto autoriza emissão de notas fiscais, abertura de conta em bancos, compras com fornecedores atacadistas, entre outros atrativos.

Leia também: Aprenda Passo A Passo Como Abrir Seu CNPJ MEI Em 2023

Como consultar o CNPJ?

É importante realizar uma consulta a fim de conhecer melhor os  fornecedores e parceiros.

Há diferentes formas de fazer esse tipo de consulta e verificar a situação da sua e de outras empresas perante o Fisco que são através:

  1. Portal da Receita Federal;
  2. Portal do Empreendedor;
  3. Cartório de Protestos;
  4. Aplicativo CNPJ;
  5. Consulta automatizada via API do NFE.io.

Consultar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é uma prática que possibilita descobrir a quantas anda a situação da empresa no que se refere ao cumprimento de normas, leis, pagamento de tributos, irregularidades, pendências financeiras, processos jurídicos etc.

Ao levantar a regularidade do CNPJ, consegue-se ter mais segurança durante uma negociação com a empresa em questão. Assim, a partir desse tipo de consulta, é possível reduzir de maneira significativa os riscos relacionados a fraudes e golpes.

Existem diferentes maneiras de como consultar CNPJ e de forma gratuita. Veja a seguir quais são as principais.

1 – Portal da Receita Federal

A primeira opção de como consultar CNPJ na Receita Federal é acessando o próprio portal eletrônico da Receita Federal do Brasil. Em seguida, basta inserir o número do CNPJ que você deseja consultar, confirmar que você não é um robô, clicar em “consultar”  e pronto.

Aparecerá na tela uma ficha com todas as informações cadastrais do contribuinte consultado, como nome empresarial, nome fantasia, endereço, data de abertura, código e descrição da natureza jurídica e situação cadastral (ativo, inativo, baixado ou cancelado).

2 – Portal do Empreendedor

Outra dúvida em relação a como consultar CNPJ de uma empresa grátis é se há como consultar CNPJ pelo CPF. Assim, se a empresa está enquadrada no regime de Microempreendedor Individual (MEI), há sim como consultar CNPJ pelo CPF.

Essa consulta é feita no Portal do Empreendedor. Em seguida, basta clicar no card “Emissão de Comprovante MEI” e, em seguida, clicar em “Comprovante de MEI”. Digitar o CPF e a data de nascimento do titular e você terá todas as informações sobre a empresa, inclusive o número de CNPJ. Caso a empresa que você deseja consultar não for MEI, então não haverá como consultar CNPJ pelo CPF.

3 – Cartório de Protestos

Outra maneira de descobrir o CNPJ é por meio de consultas no Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB). Nesse tipo de pesquisa, você consegue resgatar o histórico de protestos da empresa pesquisada nos últimos cinco anos. Tudo é gratuito.

4 – Aplicativo CNPJ

O aplicativo CNPJ foi desenvolvido pela Receita Federal. Nessa opção, há como consultar o CNPJ de uma empresa grátis pelo celular ou pelo tablet. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. 

Ele permite ter acesso a informações como a situação cadastral da empresa, natureza jurídica, capital social, endereço e regime societário. Dessa forma, o aplicativo é bastante seguro e as consultas são feitas de maneira rápida e prática.

Assim, basta baixar o aplicativo em seu celular ou tablet, digitar o número do CNPJ que deseja realizar a pesquisa, clique no botão da lupa e confirme a busca. Aparecerá um código de verificação e assim que você confirmar, outra tela vai aparecer com os resultados. Basta verificar e, caso queira imprimir a busca, bast  clicar nas reticências no canto superior direito do aplicativo e selecionar a opção salvar como arquivo. No mesmo local, também é possível escolher compartilhar sua pesquisa com outra pessoa.

Leia também: Cartão CNPJ: Passo-A-Passo De Como Emitir, Para Que Serve E…

5 – Consulta automatizadas via API do NFE.io

O NFE.io oferece um serviço bastante completo de consultas a CNPJ e também à CPF, tudo automatizado via API.

Ao automatizar a emissão de suas notas fiscais com uma ferramenta como o NFE.io você ganha tempo e comete menos erros. Veja algumas das vantagens:

  • Gráficos e estatísticas disponíveis em um dashboard, com a evolução mensal de seu negócio e motivo de recusa de notas;
  • Fácil integração via API com outros sistemas, como seu financeiro, por exemplo;
  • Você pode usar mais de uma empresa em sua conta, o que permite até usar o modo de revenda;
  • Cálculo automático dos impostos;
  • Os arquivos XML e PDF são gerados e enviados aos clientes por e-mail;
  • Reenvio de notas automático caso o site da prefeitura esteja fora do ar;
  • Desconto no Certificado Digital;
  • Guardar suas notas em local seguro na nuvem automaticamente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação