Como iniciar o processo de desenvolvimento de aplicativos

0

Você sabia que, em média, as pessoas gastam até 80% do seu tempo com internet móvel? Pensando nisso, para atrair o usuário e disputar um pouquinho desse tempo, é importante pensar que apenas uma ideia brilhante não será o suficiente.

Saiba como dar os primeiros passos para o desenvolvimento de aplicativo.  

Ao optar pelo desenvolvimento de aplicativos, pode-se encontrar desafios pelo caminho.

Muitos fatores precisam ser ponderados para garantir o sucesso do seu aplicativo: Interface do usuário, solução oferecida pelo aplicativo, público-alvo, design e tecnologia são alguns dos elementos que precisam ser considerados.

Mesmo que o processo pareça complexo, seguindo os passos que apresentaremos nesse artigo, sua jornada se torna muito mais fácil. 

Desenvolvendo as ideias

Por mais que você queira executar o seu projeto imediatamente, é crucial que você realize análises e pesquisas minuciosamente.

Antes de mais nada, pense que seu aplicativo deve resolver o problema de alguém, e isso só acontece com uma boa ideia.

O objetivo aqui é tornar sua ideia tangível. O que isso quer dizer?

Bom, você precisa definir como seu aplicativo funcionará e quais serão seus recursos, isso antes de começar o seu desenvolvimento, é claro.

Para isso você não precisará de nenhuma ferramenta complexa e rebuscada.

Basta apenas caneta e papel, comece seu esboço, faça uma pequena lista dos recursos necessários e analise se sua ideia começa a ganhar vida no papel.

Escute seu usuário

Agora que você já encontrou a ideia de negócio perfeita, você pode colocá-la em prática.

Mas como? Pense comigo, todos os aplicativos de sucesso começaram como uma ideia.

Ela não precisa ser inovadora, inteligente ou revolucionária, precisa apenas suprir a necessidade do seu usuário. 

Para isso, é preciso colocar o usuário como centro de suas ações, afinal, só assim você saberá a melhor maneira de fazer com que seu aplicativo seja útil para ele.

Lembre-se: a satisfação do cliente é a prioridade.

Conheça as limitações que seu aplicativo pode apresentar, a fim de entregar para o seu cliente todo o conteúdo que lhe foi prometido: sem falsas promessas!

Nessa etapa vale realizar pesquisas, tirar dúvidas, fazer perguntas com os usuários, afinal, conhecendo eles melhor aumentam as suas chances de sucesso. 

Com tudo isso resolvido, chegou a hora de alinhar todas as possibilidades de solução com os recursos que estão disponíveis para você, assim, sua solução poderá se tornar um aplicativo eficiente.

Desenvolvimento de Aplicativos: Segmente seu mercado

Considere o mercado como um conjunto de pessoas com necessidades e que estão em busca de soluções para elas.

Mesmo que seu aplicativo atue dentro de um mercado específico, é muito difícil que uma única empresa consiga atender todos os clientes que existem.

Os consumidores que estiverem dentro deste mercado podem apresentar necessidades muito parecidas, no entanto, sempre existirá algo que os diferencie.

Seja uma necessidade, uma preferência, cultura e até mesmo uma necessidade diferente.

Com isso, abre-se o espaço para que outras empresas entrem neste mercado e tentem atender às necessidades dos consumidores com outra solução. 

Por conta disso, é importante que você escolha bem qual o mercado que deseja atuar, e além disso, conheça-o, saiba como a concorrência se comunica com seus usuários e quais as soluções que oferecem.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Acesso internet celular / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A importância de esboçar seu app

Todas as informações que foram coletadas nas etapas anteriores devem ser utilizadas para construir um plano de negócios para o seu app.

Organize-as em um diagrama de modelo de negócios, isso facilitará a visualização.

Lembre-se de manter essas informações organizadas e com fácil acesso, afinal, te acompanharão por todo o desenvolvimento do aplicativo. 

Neste momento você deve tomar muito cuidado, é hora de coletar e organizar as ideias que você tiver em todas as etapas do projeto e então, realizar seus esboços, também conhecidos como Wireframes.

Você pode fazer um desenho simples de qual o caminho que o usuário trilhará dentro do seu app. 

Hora de validar sua ideia

Esta etapa começa principalmente com a redução de desperdícios, você deverá analisar o que de fato é necessário para iniciar o desenvolvimento do aplicativo, veja se vale a pena o investimento e qual a melhor maneira de elevar o seu ROI (Retorno pelo Investimento). 

Esteja aberto para feedbacks

Após todas as etapas apresentadas acima, chegou a hora de buscar por feedback.

É muito comum acreditarmos que não falar com ninguém é o melhor caminho, seja por não acreditarmos em nossa ideia, ou por ter medo de que alguém a roube.

No entanto, é muito importante pedir a opinião das pessoas.

O que você precisa aqui é um feedback real. Lembre-se que o desenvolvimento de aplicativo requer um investimento alto em tempo e dinheiro, portanto, é preciso que você esteja seguro na hora de dar um passo rumo a esta escolha.

Valorize críticas construtivas, opte por escutá-las e ajustar sua ideia àquelas que você crê que sejam mais pertinentes. 

Opte por começar com um MVP

O MVP (produto mínimo variável) é uma estratégia que pode evitar os altos custos do desenvolvimento de produtos que não tem uma definição muito clara.

A ideia aqui é desenvolver de maneira rápida um conjunto mínimo de recursos, o suficiente para que ele seja implementado e testado pelo público.

Assim, será possível analisar as interações entre usuário e solução. 

Com o MVP você poderá testar as ideias da sua aplicação, tem uma visão geral do que é viável e onde você deve dispor esforços para melhorias, para que assim ele possa ser inserido no mercado de uma forma mais competitiva. 

Afinal, qual tecnologia escolher?

Um dos fatores mais importantes para começar o desenvolvimento do seu aplicativo é a escolha da tecnologia usada no seu projeto.

Essa escolha determina o sucesso ou a falha do seu aplicativo.

O desenvolvimento pode se tornar um processo arriscado, não se trata apenas de pensar em um design atrativo para o usuário, mas sim, de garantir que ele seja estável, seguro e fácil de manter. 

Portanto, é fundamental que seu aplicativo não seja apenas aceito pelos seus usuários, mas sim, que permitam que você o expanda e o ajuste para as necessidades do seu negócio

Pensando nisso, é ideal que você contrate uma empresa de desenvolvimento capaz de se adequar às necessidades do seu projeto, alinhando-o com o que há de mais moderno em Design e Tecnologia.

E aí sim, você poderá começar o desenvolvimento do seu aplicativo.

Por: Geovana de Paula, analista de marketing da empresa Mestres da Web.