Como pedir isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023?

Estudantes podem requerer a isenção total para participar do Exame. Veja como  

Compartilhe
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é realizado anualmente por estudantes que estão próximos de concluir a última etapa da educação básica, e desejam ingressar no ensino superior. Atualmente, as provas representam a principal porta de entrada para diversas universidades públicas das esferas estadual e federal. 

Para realizar a inscrição no exame, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição não muito barata ao ver de muitos. Na edição de 2022, para estar entre os participantes, era necessário desembolsar R$ 85, valor que ainda deve ser reajustado este ano. 

Contudo, há cidadãos com direito à isenção da taxa, ou seja, estes contam com zero custos na participação do exame. No entanto, será necessário requerer o benefício, o que é feito na própria Página do Participante do INEP. 

Ainda não foi divulgado o cronograma de isenção do exame, mas para aqueles que já visam fazer ENEM 2023, o prazo de inscrição já foi divulgado. O interessado poderá se inscrever entre os dias 5 e 16 de junho

Isenção da taxa de inscrição 

Dentre os candidatos, poderão pedir a isenção quem cumprir com algum dos perfis descritos abaixo: 

  • Estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública; 
  • Estudantes de escolas públicas que comprovem renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa; 
  • Estudantes com bolsa integral em escolas particulares que comprovem renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa; 
  • Candidatos inscritos no Cadúnico para programas sociais; 
  • Candidatos que tenham conseguido a certificação do ensino médio através do Encceja. 

Se enquadrando em algum dos perfis descritos acima, basta acessar a página do participante do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e informar seu login e senha. Em caso de primeiro acesso, será necessário realizar o cadastro. 

Nota: No caso de estudantes que se ausentaram na edição de 2022, será necessário justificar a falta para pleitear a isenção.  

Provas do Enem 2023

De acordo com o cronograma previamente divulgado, a estimativa é que as duas provas do ENEM sejam aplicadas respectivamente nos dias 5 e 12 de novembro. Ambas as datas representam dias de domingo. 

Os dois testes do exame somam 180 questões do nível médio de ensino, divididas nas seguintes áreas de conhecimento:   

  • 1º dia de prova: Ciências Humanas, Linguagens e redação;
  • 2º dia de prova: Matemática e Ciências da Natureza. 

No primeiro dia, haverá 5 horas e 30 minutos para realizar a prova, enquanto, no segunda será resguardado 5 horas para concluir o teste. 

Resumo do cronograma divulgado, até então

Etapas Data
Período de inscriçõesDe 5 a 16 de junho de 2023
Aplicação da prova5 e 12 de novembro de 2023
Divulgação do gabarito 24 de novembro de 2023
Divulgação do resultado16 de janeiro de 2024

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação