Conheça o prazo para entrar com a Revisão da Vida Toda

Existem vários motivos que levam à revisão no caso concreto, por isso é preciso entender, antes de tudo, qual é o problema encontrado na sua aposentadoria

Compartilhe
PUBLICIDADE

Existe um prazo para entrar com a Revisão da Vida Toda? Sim! Saiba qual é o prazo e quem tem direito a esta revisão.

Antes de tudo, caiu de paraquedas nesse post e nunca ouviu falar da Revisão da Vida Toda? Clicando aqui você confere o guia completo que criamos para você entender tudo sobre o assunto.

Leia também: Posso Solicitar A Revisão Da Vida Toda Sem Advogado? Descubra!

O QUE É A REVISÃO DA VIDA TODA?

A revisão da aposentadoria existe por diversos favores, por isso, vamos listar alguns:

  • Para reparar erros do INSS no cálculo dos benefícios;
  • Quando se identifica uma norma mais benéfica que o segurado tem direito;
  • Para incluir tempo de serviço que ficou fora da contagem;
  • Dentre outros.

Ou seja, existem vários motivos que levam à revisão no caso concreto, por isso é preciso entender, antes de tudo, qual é o problema encontrado na sua aposentadoria.

Leia também: Moraes Dá Dez Dias Para Que O INSS Tenha Um Plano Para Revisão Da Vida Toda

QUEM FAZ ESSES CÁLCULOS? 

O Advogado previdenciário é o profissional indicado para este tipo de análise, ele fará não somente o cálculo, assim como, identificará quais são os seus direitos e o que você precisa fazer para garanti-los.

POIS BEM, AGORA ENTRANDO NA REVISÃO DA VIDA TODA, DO QUE SE TRATA ESTE TIPO DE REVISÃO?

Essa revisão diz respeito à mudança que houve no PBC – Período base de contribuição.

Por sua vez, período básico de cálculo é o espaço de tempo dentro do qual encontramos as contribuições do segurado que serão utilizadas pelo INSS para encontrar o valor do benefício previdenciário.

Após 29/11/1999 o critério para analisar o PBC mudou passando a tomar como base apenas os salários de contribuição a partir de de julho de 1994.

Na prática, isso significa que se você tem 10 anos de contribuição a partir de julho de 1994 e todo o restante antes dessa data, o INSS, para calcular sua aposentadoria, vai usar somente o valor dos salários que você teve após julho de 1994.

Para muitas pessoas isso foi um prejuízo, pois se os seus melhores salários foram anteriores à julho de 1994 isso não ia refletir na aposentadoria.

A partir daí surgiu uma enxurrada de pedidos de revisão perante o INSS e ações na justiça pedindo que o INSS ao fazer o cálculo da aposentadoria considere não somente os períodos posteriores à julho de 1994, mas também os anteriores.

Depois de muitos anos em batalha judicial, o assunto chegou ao STF e tivemos uma confirmação: os aposentados que preenchem os requisitos tem direito ao

Ou seja, as pessoas que perderam dinheiro com este cálculo injusto podem requerer esse reparo e o INSS será obrigado a refazer os cálculos da sua aposentadoria.

Agora que você já entendeu do que se trata a revisão, vamos ver quanto tempo você tem para entrar com esse pedido.

Leia também: Revisão Da Vida Toda Na Aposentadoria Por Idade: Pode Ter O Ganho Mais Elevado!

QUAL O PRAZO PARA ENTRAR COM A REVISÃO DA VIDA TODA?

O prazo para requerer a revisão da aposentadoria é de 10 anos.

Para saber se você está dentro do prazo, basta considerar a primeira vez que você recebeu seu benefício de aposentadoria.

Agora, se a sua dúvida é Se você não sabe a data, poderá entrar no aplicativo do MEU INSS e pesquisar essa informação. Você também pode ligar para a central de atendimento do INSS através do nº 135.

Portanto, se você identificar que faz menos de 10 anos que você começou a receber sua aposentadoria, não perca o seu tempo e verifique se tem direito à revisão.

Lembrando que a revisão não é para todos, vamos listar alguns itens importantes para levar em consideração nessa hora:

  • Aposentados do INSS que fizeram contribuições anteriores à 07/1994 e se aposentaram após 29/11/1999;
  • Aposentados cujas contribuições maiores ocorreram antes de 07/1994;
  • Aposentados com poucas contribuições após 1994; 

O intuito da revisão é recalcular a aposentadoria para aumentar o benefício do INSS dos aposentados.

Ou seja, o cálculo da revisão vai incluir os períodos em que você trabalhou antes de julho de 1994 na sua aposentadoria.

Lembrando que essas são algumas dicas, mas a avaliação verdadeira deve ser feita por um Advogado Previdenciário que poderá avaliar com experiência e conhecimento todos os seus direitos.

Terminou a leitura desse post e não sabe o que fazer?

Lembramos que a Revisão da Vida Toda é um assunto sério e para evitar prejuízos o aposentado precisa buscar o apoio de um Advogado Previdenciário para realizar os cálculos antes de tomar qualquer providência.

Temos mais de 40 anos de experiência em Benefícios junto ao INSS e se você está nessa situação, conte com a nossa expertise.

Nos especializamos em atender digitalmente todos os segurados do INSS, residentes no Brasil ou no exterior e você pode entrar em contato clicando aqui. Através da nossa plataforma digital, garantimos rapidez na conclusão de aposentadorias, auxílio-doença e revisionais.

Original de Aposentadoria do INSS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação