Conheça os cuidados e benefícios da antecipação de recebíveis

Saiba como empresários devem agir na hora de buscar crédito com antecipação de recebíveis

Com a crise mundial estabelecida pela pandemia, vários empreendedores se viram em extrema dificuldade para conseguir antecipar recebíveis em suas empresas, e as fintechs de antecipação surgiram como uma boa alternativa para micro e pequenos empresários.

Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital e especialista em organização financeira, relata as principais vantagens de uma fintech em relação a um banco, por exemplo. “Destaco principalmente a facilidade que o empreendedor tem no atendimento, na operação e nos limites de crédito. Geralmente grandes instituições financeiras têm muita dificuldade em analisar o cliente de maneira singular, específica, colocando todo mundo dentro de uma caixinha só. Em instituições mais modernas, como as fintechs, a experiência do cliente costuma ser muito melhor e personalizada”, conta.

Sobre como a antecipação pode ajudar empreendedores, Caio revela que muitas empresas pecam no controle financeiro, se perdendo e não conferindo o dinheiro que eles deveriam receber. “Muitos vendem a prazo no cartão de crédito, uma operação muito comum. Mas geralmente esses empresários não têm uma planilha de controle de recebimento muito eficiente, não confirmando os valores futuros que entram na conta. À medida que a antecipação é feita de maneira automática, deixa de ser um problema e o controle financeiro é muito maior. Isso, sem dúvida, cria uma saúde financeira e um controle do fluxo de caixa muito melhor na sua empresa”, destaca.

O especialista destaca que qualquer empresa, de qualquer segmento, pode realizar a antecipação de recebíveis por meio das fintechs. “Desde valores mínimos como cem, duzentos reais, até valores máximos na casa de R$ 1 milhão. Isso depende muito da análise de crédito, do prazo empenhado e da capacidade de pagamento de quem está antecipando”, pondera o CEO.

Caio ainda dá dicas de como o empresário pode embutir os valores da taxa de antecipação diretamente na compra dos clientes. “Inicialmente, deixamos a venda já com a tarifa média aplicada. Assim, podemos oferecer um desconto em caso de pagamento à vista. Isso proporciona opções para o cliente e deixa o empresário mais competitivo no mercado. Além disso, o caixa fica alinhado aos recebimentos imediatos, tendo em vista que ele vai receber imediatamente, vendendo a prazo e antecipando, ou ele vai receber na hora já no valor à vista”, exemplifica o especialista.

Para os empresários que buscam entender mais sobre a antecipação de recebíveis e manter um caixa saudável, o economista pontua: “Mantenha o seu caixa no azul e evite utilizar créditos que são mais caros, como o cheque especial e o cartão de crédito. Você deve entender que tem créditos recebíveis futuros, podendo transformá-los em dinheiro imediato no caixa. Pesquise, veja qual é o ativo financeiro que você tem dentro da sua empresa e o que você pode utilizar para buscar um crédito mais barato”, finaliza o CEO da Vallus Capital.

Fintech de Antecipação de Recebíveis foi criada pelo empresário Caio Mastrodomenico no ano de 2019, com o intuito de auxiliar empresas a manterem uma boa organização financeira de seus negócios, através de uma nova modalidade de crédito, a antecipação de vendas a prazo. 

Comentários estão fechados.