Contabilidade para micro e pequenas empresas: Saiba como fazer!

De acordo com o Código Civil, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as empresas devem possuir um contador

Compartilhe
PUBLICIDADE

Manter as rotinas financeiras e contábeis em dia pode ser uma missão desafiadora para qualquer empreendedor, por isso é importante contar com o suporte especializado de uma contabilidade para micro e pequenas empresas

Além de ser um parceiro na hora de manter a empresa regular perante órgãos públicos e apurar os tributos, um contador especialista em micro e pequenas empresas pode ser um forte aliado na gestão do negócio, simplificando rotinas e reduzindo a burocracia.

Entender que a contabilidade pode oferecer ferramentas e informações muito valiosas para o sucesso da empresa e consequente aumento dos resultados é essencial para qualquer fase da vida do CNPJ, desde a abertura até a geração e interpretação de relatórios gerenciais.

Leia também: Maximizando Resultados: Veja As Vantagens Da Contabilidade Consultiva

Que tipo de empresa precisa de contador?

De acordo com o Código Civil, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as empresas devem possuir um contador habilitado para manter a escrituração contábil regular e realizar o levantamento anual do balanço patrimonial e demonstração de resultado.

Então para os diferentes tipos de CNPJ, é obrigatório ter um contador responsável para cumprir com as exigências legais da Receita Federal, Receita Estadual, Prefeitura, Previdência e demais órgãos. 

Contratar uma contabilidade pode parecer um obstáculo para muitos empreendedores, mas sabendo do real papel deste parceiro e sua importância para micro e pequenos negócios, é possível realizar a escolha de forma mais criteriosa e assertiva.

Leia também: PL Isenta Do Simples, Por 5 Anos, Microempresas Com Receita Anual De Até R$ 96 Mil

Qual a importância da contabilidade para as pequenas empresas?

Além das conhecidas guias de tributos e da folha de pagamento, a contabilidade para micro e pequenas empresas também é responsável por diversas outras obrigações como a escrituração fiscal e contábil, abertura, alteração e encerramento de CNPJs, entrega de obrigações acessórias federais, estaduais, municipais e previdenciárias e geração de relatórios que irão dar suporte para as análises gerenciais do sócio.

A profissão de contabilidade, mesmo que muito solicitada por empresas e até pessoas físicas, como na entrega da Declaração do Imposto de Renda por exemplo, ainda tem suas funções e sua importância pouco conhecidas, o que dificulta a escolha do profissional contábil adequado ao perfil e necessidades do empreendedor. 

A seguir estão alguns dos principais compromissos que a contabilidade pode estabelecer com seus clientes: 

  • Manter a regularidade da empresa perante órgãos públicos
  • Calcular, processar e gerar as guias para o pagamento de tributos e taxas
  • Executar e apoiar o processo de formalização do CNPJ
  • Auxiliar na gestão financeira e interpretação de resultados
  • Apoiar o desenvolvimento da empresa, compartilhando ferramentas e conhecimento para reduzir a burocracia, de forma legal.

A Contabilizei apoia o desenvolvimento do empreendedorismo, reduzindo a burocracia na rotina de mais de 50 mil clientes e fornecendo ferramentas gratuitas para todas as micro e pequenas empresas do Brasil. 

Uma destas ferramentas que auxiliam a gestão empresarial é a planilha de controle financeiro e a planilha de fluxo de caixa, que podem ser baixadas gratuitamente, trazendo muito mais informações gerenciais para o acompanhamento do crescimento do CNPJ.

Imagem por @pressfoto / freepik
Imagem por @pressfoto / freepik

Como fazer a contabilidade de uma pequena empresa?

Micro e pequenas empresas possuem regulamentação própria, tendo direito a diversos benefícios e incentivos, com menos burocracia e menor carga tributária, sendo as únicas que podem optar pelo regime tributário do Simples Nacional.

Por este motivo, é recomendável a escolha por uma contabilidade especializada nestes portes empresariais.

A Contabilizei é a maior contabilidade para micro e pequenas empresas do Brasil, com mais de 1.000 especialistas prontos para auxiliar no processo de gestão do seu CNPJ, em qualquer etapa.

Quais as vantagens de ter uma contabilidade para micro ou pequena empresa?

Ter um contador especializado em micro e pequenas empresas pode trazer inúmeras vantagens para o empreendedor, indo muito além do cumprimento de obrigações burocráticas.

  • Planejamento tributário

A contabilidade é fundamental para auxiliar no planejamento tributário da empresa, inclusive na escolha do melhor regime tributário para as atividades e porte pretendidos, já na abertura do CNPJ.

Micro e pequenas empresas podem optar pelo Simples Nacional, que traz inúmeras vantagens como a redução da burocracia, tributos mais baixos e menos declarações, garantindo mais tempo e mais lucros.

  • Consultoria estratégica

O conhecimento teórico e prático que o contador possui é muito valioso para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, viabilizando a operação e garantindo que todos os processos estão adequados com a lei.

Além disso, com a consultoria estratégica é possível analisar os resultados da empresa e extrair informações essenciais para tomar decisões com maior assertividade, uma vez que muitas vezes o sócio não possui conhecimento técnico ou até mesmo tempo hábil para efetuar tais análises.

  • Integrações e tecnologia

Contabilidade digital utiliza a tecnologia para aprimorar seus serviços. O uso da internet e de sistemas informatizados permitem a integração e otimização de processos, garantindo mais agilidade e segurança para pequenas empresas e contadores.

Na Contabilizei os clientes possuem acesso a uma plataforma única que centraliza todos as informações e processos, podendo contratar os serviços de um assessor especializado no segmento da empresa para executar as rotinas contábeis e gestão financeira, com o Contabilizei Experts.

Com o Contabilizei.bank. os clientes também têm acesso a uma conta bancária gratuita, com diversos serviços sem custo, incluindo o débito automático de guias geradas pela plataforma e integração automática dos extratos bancários com a contabilidade.

  • Conhecimento e interpretação das leis

Conhecer, entender e acompanhar toda a legislação que impacta micro e pequenas empresas no Brasil é um trabalho que exige tempo e muita dedicação, sendo fundamental o apoio de uma contabilidade especializada para garantir que tudo esteja dentro da lei. 

Além das regras e particularidades que envolvem os cálculos dos tributos, o contador deve estar atualizado sobre processos trabalhistas e contábeis, garantindo a entrega de todas as obrigações e mantendo o CNPJ regular perante aos órgãos públicos. 

Quanto custa um contador para uma pequena empresa?

O custo da contabilidade para micro e pequenas empresas pode variar de acordo com a complexidade da operação, seu faturamento, número de funcionários, serviços inclusos e localização do CNPJ, além de critérios próprios de cada contador.

O valor médio dos serviços mensais contábeis para este perfil de empresa é de meio a um salário mínimo, podendo haver cobranças adicionais pela abertura da empresa.

Na Contabilizei é possível contratar o plano padrão a partir de R$ 169,00, e o melhor, o serviço de abertura da empresa é de graça.

Além dos valores, a contabilidade digital oferece ainda mais automação, praticidade, autonomia e transparência nas rotinas do micro e pequeno empreendedor.

Conheça nossos planos e escolha aquele que mais se adapta às suas necessidades e da sua empresa. E para saber mais sobre a abertura grátis para micro e pequenas empresas ou trocar de contador, fale com um de nossos especialistas.

Por Vitor Torres, Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país.

Original de Contabilizei

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação