Toda empresa tem por obrigação manter em dia e assegurar todos os direitos trabalhistas de seus colaboradores. E quando tocamos nesse ponto necessariamente precisamos levar em conta como funciona a .

Isso porque é através da contabilidade que pode se manter em ordem algumas das principais rotinas contábeis e administrativas da empresa. Tendo como principal a legislação trabalhista brasileira e suas diretrizes.

Por isso, é fundamental que a empresa possua profissionais qualificados que conheçam todas as exigências de uma . Seja com guias ou impostos obrigatórios. 

Mas como funciona a exatamente? Quais as principais obrigações trabalhistas e tributárias? E como a tecnologia pode ajudar na prática?

Neste artigo te ajudamos a entender o que é a e como ela funciona. Confira!

O conceito da

Para saber como funciona a  precisamos saber exatamente qual sua funcionalidade dentro da empresa.

 tem como premissa cumprir todas as obrigações legais que a empresa tem para com seus trabalhadores.

E isso envolve todos os detalhes em torno da folha de pagamento, com o pagamento de férias, salário, décimo terceiromultas rescisórias, entre outras obrigações trabalhistas.

E não só isso, no Brasil tem como dever assumir as chamadas obrigações tributárias principais e acessórias. As principais se referem aos tributos pagos ao governo e acessórias fazem parte do recolhimento dos pagamentos ao governo.

Quais são as tributações trabalhistas

E para saber como funciona a  é necessário conhecer quais as obrigações trabalhistas em relação aos empregados. Conheça algumas delas abaixo, que podem ser tanto mensais como anuais.

DIRF

DIRF (Declaração de Retido na Fonte) é uma obrigação tributária por parte das , que comprova os pagamentos dos impostos retidos na fonte. A DIRF funciona na fiscalização da Receita Federal, evitando possíveis sonegações de impostos.

Ela se encaixa como uma obrigação tributária acessória, de responsabilidade das , que no caso são as fontes pagadoras.

Um detalhe importante é que a empresa tem por obrigação repassar aos seus colaboradores os valores recebidos no ano, para que eles façam sua declaração pessoal.

RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais) é um documento obrigatório apresentado por todas as cadastradas como pessoa jurídica. A  surgiu por o do Decreto 76.900 de 23 de dezembro de 1975.

Esse relatório é como se fosse um coletor de dados que será apresentado ao Ministério do Trabalho anualmente, para que eles tenham um cenário do mercado de trabalho. Com base nesses relatórios o governo pode criar projetos e ações referentes ao trabalho no país.

CAGED

Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) tem como objetivo funcionar como um banco de dados, que é atualizado pelas mensalmente.

No caso são informadas as admissões e demissões da empresa para que assim o governo tenha um controle geral sobre o número de empregados e desempregados.

E nesse caso de atualização do CAGED é extremamente importante saber como funciona a e suas regras.

Isso porque é essencial saber que são apenas cadastrados funcionários do regime CLTtrabalhadores temporários e profissionais do Estatuto do Trabalhador Rural. Não entram nesse banco de dados, por exemplo, autônomos, estagiários, trabalhadores eventuais e etc.

GFIP

GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) é um documento fundamental para garantir algunsbenefícios previdenciários ao trabalhador. Ele serve como um guia que contém informações dos segurados da Previdência.

Por o dele é mais fácil e seguro o acesso da Previdência aos dados do empregado, como as remunerações recebidas e o tempo de contribuição. A GFIP substituiu a GRE (Guia de Recolhimento do FGTS).

GPS

GPS (Guia da Previdência Social) é um documento a ser pago pela empresa que se refere ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Esse recolhimento, descontado do salário do empregado, é que garante inúmeros benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e etc.

O pagamento do GPS é feito mensalmente e as alíquotas dependem do tipo de trabalhador e do salário que ele recebe.

O que levar em conta na

Existem alguns pontos importantíssimos para se levar em conta quando falamos sobre como funciona a . Desde a importância de profissionais qualificados até a automatização dos processos burocráticos para evitar erros. Conheça três deles!

1. Tecnologia e a

Investir em tecnologia não só reduz o tempo de execução das tarefas, mas também oferece maior segurança e diminui as chances de erro nos processos. E quando a empresa sabe como funciona a  ela reconhece que cada detalhe é crucial.

softwares de contabilidade trabalhista podem dar maior amplitude aos dados, oferecendo relatórios mais eficientes e corretos. Isso porque numa mão de obra manual, por exemplo, o trabalho repetitivo pode gerar erros, ocasionados por cansaço, falta de atenção e etc.

Portanto, no mercado atual, automatizar a  pode facilitar esse processo tão importante da empresa perante a lei.

2. A importância de profissionais qualificados

qualificação profissional é essencial para a  de uma empresa. Por esse motivo, contar na empresa com profissionais qualificados é um grande diferencial para que não sejam cometidos erros ao longo do processo.

Mas não só isso, esses profissionais precisam se manter sempre atualizados, devido a possíveis mudanças trabalhistas, como a reforma trabalhista que ocorreu em 2017.

O preparo depende, dessa forma, de uma atualização profissional constante desses trabalhadores por o de treinamentos, workshops, cursos e etc.

3. Conhecer a Reforma Trabalhista é essencial

Só saber como funciona a  não exime a empresa de erros, já que é necessário se manter atualizado com asmudanças trabalhistas constantes. Uma das mais recentes, de 2017, impactou a contabilidade de muitas .

Alguns dos principais pontos de mudança que influenciaram a foram:

Sendo assim, é preciso não só que os profissionais do setor saibam como funciona a , mas estejam atentos as mudanças na lei. Isso é fundamental para que haja um respeito no relacionamento profissional com os contratados e com a justiça.

Evite erros na

Saber como funciona a pode evitar impactos financeiros graves e negativos a empresa. Cada detalhe por parte das obrigações tributárias da empresa são essenciais perante a justiça trabalhista.

Portanto, estar atento às mudanças, possuir profissionais qualificados e automatizar os processos são alguns dos diferenciais para quem quer manter sua contabilidade em dia.

E não só isso, quando há respeito pelos direitos trabalhistas dos seus colaboradores, a empresa fica bem vista no mercado podendo atrair e reter mais talentos. Evitando assim, possíveis processos trabalhistas.

DICA: Se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Conteúdo original XERPA

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.