Contabilidade trabalhista: Entenda o que é e como funciona

Compartilhe
PUBLICIDADE

Uma das maneiras mais eficazes de manter os colaboradores satisfeitos e motivados é assegurar que tenham acesso aos direitos previstos pela lei e a uma remuneração justa. Logo, é necessário administrar com eficiência as questões relacionadas à folha de pagamento e aos demais deveres que a corporação tem com seus profissionais.

Nessa etapa, a contabilidade trabalhista é fundamental, pois é ela que monitora essa relação entre a empresa e seu público interno. Ela é responsável por elaborar a folha de pagamento, organizar as férias dos funcionários, garantir o pagamento do 13° salário, entre outras questões primordiais na companhia. No entanto, esse processo pode ser complicado caso não haja um bom planejamento, principalmente após a Reforma Trabalhista. Por isso, é imprescindível o desenvolvimento de mecanismos para garantir o sucesso das relações de trabalho.

Considerando a importância desse tema, vamos mostrar como funciona a contabilidade trabalhista, de que maneira aprimorá-la e de que forma a tecnologia se mostra uma grande aliada na integração da companhia com o contator. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Como funciona a contabilidade trabalhista?

A contabilidade trabalhista é responsável por garantir que os direitos dos colaboradores sejam respeitados, bem como seus deveres sejam cumpridos. Ou seja, ela vai cuidar do relacionamento entre empregador e empregado. Garantir uma boa relação trabalhista é fundamental para que a companhia tenha profissionais engajados, motivados e comprometidos; bem como é benéfico para não se ter problemas em relação à lei e ao cumprimento de suas regras.

A Reforma Trabalhista foi um grande desafio para a contabilidade. Apesar de ela praticamente não ter apresentado nenhuma novidade, acabou por formalizar ações que já estavam sendo realizadas e passadas posteriormente aos contadores.

Ou seja, os profissionais tiveram de reformular antigos hábitos e estudar a forma como a legislação os classificou. Isso, a princípio, pode se mostrar complicado e gerar contradições entre a concepção gerada pelo colaborador e pelos empresários. Por isso, é imprescindível estar em dia com as decisões trabalhistas e saber atuar de modo a deixar os procedimentos claros, documentados e coerentes com os deveres atribuídos tanto aos funcionários, quanto às companhias.

Um ponto importante é que os profissionais da contabilidade trabalhista estão migrando para a consultoria e estão prestando esse serviço para diversas entidades de maneira eficaz e direcionada, o que é muito positivo tanto para companhia tanto para o setor.

Como aprimorar a contabilidade trabalhista?

A fim de aprimorar a contabilidade trabalhista, é muito importante que a empresa busque conhecimentos sobre o assunto. Ter profissionais que entendem os procedimentos e que estão em constante atualização sobre as possíveis mudanças legais é de suma importância para que a organização não seja surpreendida descumprindo alguma norma e sendo injusta com seus colaboradores.

Para isso, os atuantes da área podem, além de buscar conteúdos gratuitos, participar de palestras, workshops, realizar cursos e, principalmente, investir no networking com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos. Afinal, tendo contato com as experiências de fracasso ou sucesso das outras empresas, cria-se um repertório de ações que são capazes ou não de dar certo de acordo com as vivências observadas.

Outro modo de aprimorar a contabilidade é realizando treinamentos sempre que houver alguma alteração trabalhista. Dessa forma, as informações ficarão alinhadas entre todos os membros da equipe, o que minimiza erros ou confusões no momento de colocar em prática as novas resoluções legais. Por fim, é de extrema relevância investir em tecnologia, pois ela pode contribuir extremamente para a otimização dos processos.

Como a tecnologia pode contribuir?

Como mencionado no tópico anterior, a tecnologia contribui imensamente para o sucesso dos processos da contabilidade trabalhistas. Por meio dela, há maior disponibilidade das informações, o que faz com que os profissionais estejam organizados e direcionados para encontrar as resoluções de maneira rápida e dinâmica.

Outro ponto positivo é que a tecnologia gera atualização e segurança dos processos e das informações. Dessa forma, os indivíduos que atuam na área terão tudo documentando, minimizando as chances de perda de dados ou confusão no momento de consultar algum conteúdo importante.

Garantir a segurança dos dados é muito relevante para assegurar que a companhia está cumprindo com seu dever e que os colaboradores estão sendo respeitados. Logo, caso aconteçam fiscalizações ou até mesmo mal-entendidos, a empresa vai ter como provar sua postura em relação às suas obrigações.

Logo, a tecnologia promove a eficiência dos processos ao minimizar erros em relação ao cálculo da folha de pagamento, permitir a consulta das informações colocadas em sistema, gerar relatórios de acordo com a demanda do setor, entre outros pontos positivos.

Como a otimização dos processos pode contribuir?

A otimização dos processos contribui tanto para a maior segurança da corporação quanto para gerar uma relação de confiança entre empregado e empregador. Dessa forma, os profissionais vão atuar com maior engajamento e satisfação, afinal, a companhia deixa claro que tem com ele um sério compromisso e que deseja cumprir seus deveres com eficiência, agindo com ética e justiça junto ao seu público interno.

Com isso, a companhia se preserva de ter conflitos com a lei, pois seus procedimentos estarão alinhados e suas ações serão pautadas em garantir o cumprimento das determinações legais. Além disso, com a otimização dos processos e a segurança dos dados, será simples manter acessíveis as informações importantes para provar o compromisso legal que a empresa possui em suas ações no cotidiano.

Outro ponto positivo a ser observado na otimização dos processos é que a organização aumenta sua credibilidade no mercado e pode conquistar mais clientes e novas parcerias. Afinal, as pessoas desejam fazer negócio com corporações que se mostram sérias e confiáveis, ou seja, que cumpram as determinações legais e estejam sempre atentos às novidades que surgem.

Logo, a competitividade da empresa aumenta e ela cresce, contando com uma equipe de alta performance, que atua com harmonia e faz de tudo para multiplicar seus resultados. Afinal, a organização mostra que seu crescimento também representa a ascensão de seu pessoal.

Como vimos, a contabilidade trabalhista é de extrema relevância para as empresas, e investir em sua otimização pode contribuir extremamente para o sucesso do negócio. Por isso, não deixe de se atualizar sobre as mudanças nas leis e no mercado de modo geral. Com isso, torna-se possível fazer uma gestão estratégica e em acordo com as determinações legais, evitando transtornos futuros ou queixa dos profissionais que atuam na companhia.

DICA: Contador se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Conteúdo original Convenia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil