Contabilidade vai muito além de números dentro das empresas

A proximidade das empresas com seus clientes e consumidores tem cada vez mais importância, e na contabilidade isso não é diferente.

Se engana quem pensa que a contabilidade é uma área exata, na realidade contabilidade é uma área de humanas, mas pelo envolvimento com números as pessoas enxergam a contabilidade como uma área de exatas.

Os números na contabilidade são a expressão do comportamento dos gestores, ou seja, das pessoas no comando do negócio.

Por isso a contabilidade vai muito além de números e é imprescindível o relacionamento entre contador e cliente, uma vez que o serviço de contabilidade pede total confiança, já que é preciso abrir toda a vida da empresa da parte do contratante e confiar no contador para manter tudo em ordem, entregando bons resultados. 

Quanto mais transparente essa relação for, melhor ela fluirá.

Ter um bom relacionamento é construir uma relação de confiança, é manter uma comunicação clara e constante, para que assim, ocorram menos erros e riscos.

Desta forma, é possível também que o contador participe mais da gestão do negócio do seu cliente, acompanhando transações detalhadamente e ficando atento em todas as movimentações.

E para que essa boa relação permaneça, alguns assuntos são importantes como:

Esclarecimento sobre legislações e obrigações

De fato, sempre ocorrem mudanças na legislação e o contador deve sempre se manter atualizado e entender detalhes das obrigações fiscais.

Dessa forma, é importante esclarecer todos os pontos para o cliente, de maneira que ele entenda todas as obrigações da empresa com a lei.

Orientações

Assim como o esclarecimento de todos os temas essenciais sobre a legislação, é importante orientar o cliente para seguir o melhor caminho, apontando os motivos e aconselhando para o sucesso financeiro da empresa. 

Atenção a vencimento e prazos 

É importante estar sempre de olho em prazos de pagamentos e obrigações fiscais e contábeis, pois perder prazos, pode acarretar prejuízos futuros.

Não use termos tão técnicos 

Para você, contador, termos técnicos da contabilidade são mais que rotineiros, mas nem sempre o contratante do seu serviço vai entender a mesma linguagem que você.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Por isso, fale a língua do cliente, e explique de maneira que se torne entendível para ambas as partes.

Rotina de contato 

Nada melhor para fortalecer um relacionamento do que a rotina de contato.

Estar próximo ao cliente é uma ótima forma de passar ainda mais segurança sobre seu trabalho.

Organize uma rotina de contatos, seja semanal, quinzenal ou da forma que achar que possa ser melhor.

Conheça seu cliente

Talvez um dos pontos mais importantes para estabelecer um bom relacionamento e um bom trabalho, é conhecer o seu cliente.

Conheça a fundo a pessoa na qual você está prestando um serviço, suas vontades, maneira em que enxerga seu negócio, seu jeito de lidar com as situações e até mesmo sua personalidade.

Conhecer seu cliente é fundamental para saber qual o melhor caminho seguir.

Por: Dora Ramos, consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.