Contador: 7 dicas para comandar seu escritório contábil

0

O número de empreendedores na contabilidade no Brasil tem aumentado a cada dia mais, empreender é uma iniciativa de implementar novos negócios, seja empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Se o empreendedorismo na contabilidade é seu próximo passo na carreira, continue lendo nosso texto para ficar por dentro do assunto.

Empreender tornou uma tendência entre contadores que estão visando novas oportunidades em um mercado competitivo e diversificado.

Se já era comum ver um trabalhador como autônomo ou assalariado, agora há espaço também para desenvolver serviços exclusivos e ampliar a carteira de clientes com seu próprio negócio.

O empreendedorismo na contabilidade 

Esta área está  ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho em decorrência a oportunidades de crescimento e diversificação.

A maioria dos contadores atuava como profissional liberal, hoje a visão é abrir um negócio próprio e ampliar cada vez mais os serviços.

Além do mais todos sabem que empreender traz muito mais perspectiva e independência para um profissional do que ocupar um cargo em uma empresa ou escritório.

No nosso cenário atual estamos com empresas cada vez mais competitivas e dinâmicas que estão procurando serviços personalizados e estão bem mais exigentes.

Antigamente o contador só precisava ter competência técnica e boas referências e bastava uma pequena sala comercial e um computador para atender uma ampla carteira de clientes.

Então como transformar a expertise contábil em um negócio de sucesso? É sobre isto que vamos falar no próximo tópico.

Empreendedorismo Contábil no Brasil

O empreendedorismo na contabilidade é relativamente recente, mas já está tomando conta do mercado.

A classe contábil brasileira entre 518.587 contadores autônomos e 63.425 empresas contábeis, sendo considerados sociedade e empresários individuais, exceto o MEI que não permite mais a atividade de contabilidade, esses dados são do conselho federal de contabilidade, no entanto podemos reparar que houve um número significativo de redução dos profissionais autônomos e aumento dos escritórios contábeis.

Como a tecnologia impulsiona o empreendedorismo na contabilidade?

Todos nós sabemos que a tecnologia é a chave para o avanço do empreendedorismo na contabilidade. 

Com a contabilidade digital surgiram inúmeras oportunidades de negócio e novos nichos de mercado a serem explorados pelos contadores.

As empresas de contabilidade digital vêm se multiplicando nos últimos tempos e oferecendo pacotes de baixo custo para pequenos empreendedores até serviços avançados de consultoria pela internet. 

O mercado abriu para novos softwares, ferramentas e plataformas de gestão contábil e financeira, aumentando a oferta de soluções tecnológicas que de alguma forma automatizam tarefas e agilizam a rotina das empresas contábeis.

Melhor dizendo a tecnologia permite que os contadores ganhem mais tempo para pensar nas questões gerenciais e comerciais das suas empresas.

Vamos abordar 7 dicas para aplicar o empreendedorismo na contabilidade para você ter sucesso como empreendedor.

1. Desenvolva suas competências gerenciais 

Para você começar a empreender na contabilidade e se preparar para os desafios, pois passará a ser um profissional de perfil técnico para ser um empresário.

Escritório Contábil

E como tudo requer uma disciplina você precisará ter suas competências gerenciais, tais como:

A.   Liderança

B.    Visão de negócio

C.    Pensamento analítico e estratégico

D.   Habilidades de negociação

E.    Comunicação efetiva

F.    Gestão do tempo.

OBS: Estude mais sobre (RH, Marketing, tecnologia) e sempre busque informações específicas em gestão e planejamento.

2. Assuma a posição de empreendedor

Você deverá se colocar na posição de contador ao invés de empreendedor.

É importante assumir uma posição de líder e dedicar seu tempo a questões como estratégias de crescimento.

3. Identifique oportunidades de mercado

Procure sempre manter-se atento a oportunidades, fique de olho nas necessidades e possíveis demandas não atendidas nos setores com que trabalha. 

Os negócios bem-sucedidos são aqueles que satisfazem uma necessidade específica dos clientes de forma diferenciada, e só você pode encontrar uma brecha para oferecer um serviço único.

 4. Entregue valor diferenciado aos clientes

Toda empresa tem por objetivo criar valor, e seu negócio contábil deve seguir o mesmo princípio.

Dependendo do perfil do seu cliente, você poderá criar serviços sob medida para contribuir com o crescimento das empresas e diferenciar seu escritório no mercado.

Isto é um diferencial competitivo, que formarão a base do seu sucesso como empreendedor contábil.

5. Esteja disposto a assumir riscos  

Assuma os riscos e fuja da zona de conforto do trabalho assalariado ou autônomo.

Pois o empreendedorismo inclui lidar com as incertezas do mercado que está cada vez mais competitivo.

6. Tenha um bom plano de negócio 

Tenha um bom plano de negócio, pois, esse planejamento vai apontar os pontos mais importantes da sua empresa: Serviços, segmento de atuação, público-alvo, proposta de valor, planejamento financeiro e de marketing, etc.

7. Use a tecnologia para vencer 

A melhor forma de garantir o crescimento do seu negócio é começar com uma boa base tecnológica.

Pois você não precisa receber papel do cliente nem enviar impressos para eles: Notas fiscais, extratos bancários, etc.

Até mesmo os documentos podem ser assinados digitalmente.

Conclusão 

Agora que você já sabe como funciona o empreendedorismo na contabilidade, agora fica fácil de você seguir nossas dicas e obter sucesso em seu novo negócio.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.