Covid-19: Americanos totalmente vacinados podem dispensar as máscaras na maioria dos lugares

0

A principal agência de saúde pública dos Estados Unidos revogou as regras sobre o uso de máscaras, permitindo que as pessoas totalmente vacinadas abram mão do uso em quase todos os ambientes internos e externos.

Pessoas que estão a duas semanas de receber a última dose de alguma vacina agora poderão sair sem máscara para uma série de atividades internas, anunciaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nesta quinta-feira, 13.

Isso inclui: ir ao cabeleireiro, cinema, shopping center ou um museu sem lotação, ou comparecer a um culto religioso com capacidade total.

Pessoas totalmente vacinadas também terão permissão para comer dentro de restaurantes ou bares.

“Qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada pode participar de atividades internas e externas, grandes ou pequenas, sem usar máscara ou distanciamento social”, disse Rochelle Walensky, diretora do CDC, em uma coletiva de imprensa.

As máscaras ainda serão necessárias em determinados ambientes internos com diretrizes de saúde específicas, como hospitais ou viagens em transportes públicos ou de avião.

A nova orientação surgiu cerca de quinze dias depois que o CDC disse que pessoas totalmente vacinadas poderiam sair de casa sem máscaras.

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O CDC recomendava anteriormente que pessoas totalmente vacinadas ainda usassem máscaras mesmo em um ambiente externo lotado, como um show ou eventos esportivos, ou um ambiente interno lotado, como uma aula de exercícios físicos intensos. Essas restrições foram abandonadas.

Anthony Fauci, um dos principais conselheiros do presidente Joe Biden sobre coronavírus, no início de hoje procurou dissipar um pouco da confusão sobre o uso de máscaras ao ar livre para pessoas totalmente vacinadas.

“Se você está entrando em um lugar completamente lotado, onde as pessoas estão basicamente caindo umas sobre as outras, então você usa uma máscara. Mas em qualquer outro momento, se você estiver vacinado e em ambiente externo, coloque sua máscara de lado, você não precisa usá-la”, disse ele durante uma entrevista na quinta-feira para a “CBS This Morning”.

Conteúdo traduzido da fonte Financial Times por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil