Custo dos cartões para usuários não impede o aumento do uso de maquininhas dos empreendedores

Pesquisa do Sebrae revela que apesar do cartão ser a forma de pagamento mais cara que há no mercado, para os usuários em geral, a adesão de maquininhas entre os pequenos negócios vem crescendo nos últimos anos.

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As maquininhas de cartão estão cada vez mais populares entre os donos de pequenos negócios. 

Pesquisa feita pelo Sebrae revelou que, apesar das modalidades de pagamento por meio de crédito e de débito serem as mais caras, os empreendedores aumentaram o uso desses equipamentos em mais de 40%, em um período de cinco anos.

Em 2016, 39% dos pequenos negócios usavam maquininha. Em 2021, esse número saltou para 56%.

De acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados afirmaram que o meio de pagamento de maior custo é o cartão de crédito, seguido pelo boleto bancário com 9%.

Quando o assunto é o menor custo, o dinheiro em espécie é o eleito por 69% dos empreendedores. 

“Apesar do custo alto dos cartões, a população prefere carregar pouco dinheiro consigo. Então os cartões continuam sendo muito utilizados pelos usuários. Já para o empreendedor, as vantagens do uso da maquininha são a maior segurança e a satisfação do cliente. Por isso, a adesão ao uso das maquininhas tem crescido nos últimos anos”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A pesquisa mostra também que o número de empresas que dão descontos para quem paga com dinheiro caiu de 70%, em 2018, para 56%, em 2021.

Segundo Melles, “ isso pode estar associado à pandemia, já que a queda geral das vendas, durante a pandemia, pode ter exigido às empresas reduzir os descontos para manter recursos em caixa”.

“A pesquisa ainda mostrou que quase metade dos empreendedores ainda desconhecem a lei que permite praticar preços diferentes de acordo com a forma de pagamento (dinheiro, cartão de débito, crédito ou boleto bancário) e que apenas 1/3 pratica preços diferentes “sempre” ou “quase sempre”.

Já quando se trata da relação entre empreendedores e as empresas de maquininhas, o custo é levado em consideração, tanto no momento da aquisição quanto na hora de terminar o contrato.

Para 76% esse item é determinante no momento da escolha da marca onde eles irão contratar os serviços.

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Outros atrativos citados, no momento da escolha, são o fato deles já terem adquirido o equipamento, o serviço aceitar várias bandeiras de cartões e o menor prazo para o recebimento dos valores. 

Na hora de romper o contrato, para 45% dos entrevistados o alto custo para a manutenção do equipamento foi citado como motivo principal que poderia levar a parar de usar a maquininha, seguido pelo plano de fechar a empresa, com 30% das respostas.

Confira infográfico com os dados da pesquisa aqui.

Prêmio Sebrae de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

A iniciativa vai reconhecer o trabalho de profissionais da imprensa na cobertura dos temas relacionados ao universo dos micro e pequenos negócios do país.

Com etapas estadual, regional e nacional, a premiação terá como tema central: “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”.

Os interessados têm até o dia 31 de agosto de 2021 para inscreverem por meio do site do Prêmio. Participe!

Fonte: Sebrae