var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "14194541" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })();

Declaração do MEI 2023: Prazo termina em maio!

O prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) termina no dia 31 de maio de 2023. Se informe!

Compartilhe
PUBLICIDADE

O prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) termina no dia 31 de maio de 2023. Se informe sobre esta obrigação!

O Microempreendedor Individual (MEI) deve transmitir ainda em 2023 a DASN-SIMEI, a declaração cuja finalidade é informar à Receita bruta anual dos empreendedores ao fisco.

A Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), deve ser transmitida anualmente até o último dia útil do mês de maio, em 2023 o prazo vai até 31/05.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo, se informe sobre a declaração do MEI de 2023 e conheça mais sobre as vantagens deste modelo empresarial.

Se mantenha informado!

Quais são os benefícios do MEI?

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS MEI) deve ser pago mensalmente pelo Microempreendedor Individual, com pagamento deste documento o empreendedor conquista os seguintes direitos:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Licença-maternidade;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Facilidade para conseguir crédito;
  • Facilidade para abrir contas bancárias.

Esses são alguns dos privilégios que o MEI pode ter direito, para se manter nesta condição é preciso estar regular e cumprir todas as obrigações, como a declaração anual do MEI.

Leia também: Consulta Previdenciária E Planejamento Previdenciário: Entenda A Diferença!

Declaração anual do MEI

A Declaração anual do MEI é uma das poucas obrigações que o Microempreendedor Individual deve cumprir, ela deve ser enviada anualmente por esses empreendedores.

O objetivo da DASN-SIMEI é declarar a Receita Bruta Anual dos Microempreendedores Individuais, esta obrigação deve ser transmitida pelo site da Receita Federal.

Se atente ao prazo, ela deve ser enviada até 31 de maio. 

Ao enviar a declaração do MEI com atraso você fica sujeito ao pagamento de multa, no valor mínimo de R$ 50,00.

A guia para pagar a multa é gerada no momento do envio da declaração e pode ser impressa junto do recibo de entrega da DASN- SIMEI. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%, totalizando R$ 25,00.

Conclusão

Abrir sua própria empresa é algo que pode te ajudar a alavancar a sua carreira, é possível contratar um funcionário, emitir notas fiscais e conseguir diversos tipos diferentes de linhas de crédito.

Continue aproveitando as vantagens do seu MEI, pague mensalmente o seu DAS, cumpra as obrigações com seu funcionário (se houver) e envie anualmente a sua declaração.

Se atente ao envio da sua declaração do anual do MEI, evite multas e outros problemas para sua empresa, se mantenha regular e continue aproveitando todos os benefícios que o Microempreendedor Individual oferece.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil