Desenrola Brasil: Governo quer estender programa por mais três meses

O Desenrola abrange dívidas negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022

Compartilhe
PUBLICIDADE

O prazo do programa Desenrola, destinado à renegociação de dívidas, está previsto para ser estendido até março de 2024, conforme anunciado nesta quarta-feira (6) pelo secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto.

Ele indicou que nos próximos dias será elaborada uma medida provisória, a ser encaminhada ao Congresso na semana seguinte, com o intuito de ampliar o período do programa e flexibilizar os critérios para as renegociações.

Atualmente, o Desenrola requer que os participantes possuam uma conta nível prata ou ouro na plataforma gov.br.

Com a nova medida, essa exigência seria eliminada, permitindo que qualquer pessoa possa participar do processo de renegociação.

Dívidas Renegociadas

O programa Desenrola, implementado pelo governo federal, alcançou a marca de R$ 29 bilhões em dívidas renegociadas em um período de cinco meses desde o seu lançamento.

O Ministério da Fazenda divulgou nesta quarta-feira (6) que um total de 10,7 milhões de pessoas foram beneficiadas ao longo desse período.

Leia Também: Desenrola Brasil Para Empresas Pode Se Tornar Realidade

O que é o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil representa uma iniciativa do governo federal, desenvolvida pela Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, com o propósito de enfrentar a inadimplência no território nacional.

Conforme indicado pelo órgão, a finalidade dessa ação é auxiliar indivíduos que acumularam dívidas durante o período da pandemia.

Atualmente, estima-se que o Brasil conta com aproximadamente 70 milhões de pessoas com registros negativos.

Por meio desse programa, torna-se possível a renegociação de dívidas que constam nos órgãos de proteção ao crédito, abrangendo o período de 2019 a 2022.

Importante ressaltar que a participação no programa é inteiramente voluntária, tanto por parte dos credores quanto dos beneficiários e instituições bancárias.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação