Detran começa a emitir novo modelo de carteira de habilitação no RJ

O documento ficou mais moderno, incorporando novos elementos gráficos para evitar falsificações e fraudes.

Compartilhe
PUBLICIDADE

O Detran.RJ passará a expedir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em novo formato a partir desta quarta-feira, 1º de junho.

O documento ficou mais moderno, incorporando novos elementos gráficos para evitar falsificações e fraudes.

Também foi incorporado um novo código internacional utilizado nos passaportes, utilizado nos passaportes, que permitirá o embarque dos motoristas em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

A substituição por um novo modelo não é imediata. Ela ocorrerá de forma gradual, à medida que os usuários forem renovando suas habilitações ou pedindo a emissão de segunda via. 

A CNH brasileira fica mais próxima dos padrões internacionais com todas essas novidades.

Como tem informações impressas em inglês, espanhol e francês, além do português, a carteira pode ser usada com mais facilidade em outros países.

A nova CNH agora conta com uma tabela com os tipos de veículos que um motorista pode dirigir. Abaixo dela estará o quadro de observações, para informar possíveis restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, por exemplo. 

Entre outras possibilidades e alterações, o documento informa se a CNH é temporária (concedida a novos motoristas), identificada no canto superior direito com a letra P (carteira de habilitação), ou se é definitiva, com a letra D.

Essas mudanças foram determinadas pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 13 de dezembro de 2021.

A nova CNH também tem nova cor. Além do verde, presente no documento emitido até esta terça-feira, está presente também o amarelo. 

O documento contém uma tinta especial que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta entre os padrões de segurança contra falsificações.

Outro elemento de segurança, o QR Code impresso no verso da carteira, permanece no novo modelo para dificultar as fraudes. 

Os usuários podem acessar a versão digital da CNH por meio desse QR Code, que pode ser baixada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A CNH continua acessível tanto na versão física quanto na digital.

O prazo de validade da CNH que é determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não muda: é de 10 anos para quem tem menos de 50 anos de idade, de 5 anos para quem tem entre 50 e 69 anos, e 3 anos para pessoas de 70 anos ou mais. E a versão anterior da carteira continua podendo ser usada em todo o país até a data de sua validade.

As exigências para tirar ou renovar o documento também continuam as mesmas, assim como o número limite de pontos que o condutor pode tomar de cometer infrações de trânsito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação