Detran do Rio Grande do Sul alerta para golpe de pagamento de taxas

Devido às reclamações recebidas, o DetranRS reforça o alerta para golpes envolvendo o pagamento de taxas e débitos de veícul

Compartilhe
PUBLICIDADE

Devido às reclamações recebidas por meio de sua ouvidoria, o DetranRS reforça o alerta para golpes envolvendo o pagamento de taxas e débitos de veículos. Golpistas têm disponibilizado links falsos, guias e até códigos PIX que direcionam o pagamento para pessoas físicas. 

Para evitar prejuízos, a recomendação é sempre pesquisar em canais oficiais dos órgãos estaduais: 

Leia também: Detran-RJ Disponibiliza Serviços Sem Agendamento Em 46 Unidades Do Estado

  • consultar licenciamento e IPVA via Central de Serviços do DetranRS, no site oficial www.detran.rs.gov.br, via canais da Fazenda Estadual ou diretamente nos bancos conveniados;
  • pagar taxas via Guia de Arrecadação Eletrônica (GAD-E), entregues nos Centros credenciados do DetranRS (como CFCs e CRVAs) ou acessíveis pelo rs.gov.br, site oficial do Detran ou na Central de Serviços;
  • em caso de PIX, gerar o código para pagamento nos canais oficiais do governo do Estado – portal rs.gov.br, Central de Serviços do DetranRS, site ou aplicativo do IPVA da Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

Antes de confirmar o pagamento, é necessário conferir se o valor será creditado a um CNPJ de um órgão do governo do Estado, seja DetranRS ou Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (no caso de IPVA).

Imagem por @user4894991 / freepik

Eventuais vítimas de golpes virtuais devem registrar ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br para que as medidas legais possam ser adotadas pela Polícia Civil.

Leia também: Detran Disponibiliza Atendimento Virtual Em Libras No Estado De Goiás

Atenção

Existe ainda a possibilidade de financiamento de débitos com cartão de crédito, por meio de instituições financeiras credenciadas pelo DetranRS. Essas empresas atuam como intermediárias entre o proprietário do veículo e o governo do Estado.

Veja todas as informações sobre essa modalidade de pagamento no site www.detran.rs.gov.br, menu Veículos, clicando em Financiar débitos do veículo com cartão.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação