Segundo especialistas, influência e liderança não são dons natos, mas sim virtudes a serem trabalhadas e estudadas para uma aplicação efetiva

A EHL (École Hôtélière de Lausanne), primeira escola de administração hoteleira do mundo, contou com a expertise da consultora Alexia Muteke-Cepp em seu segundo WIL, Women in Leadership, ou workshop Mulheres na Liderança. A especialista falou sobre a influência e liderança aplicadas ao ambiente de trabalho no evento que teve como objetivo ressaltar as três principais características de um bom influenciador: comportamento caloroso, competência e confiabilidade, de forma que a consistência entre o comportamento, o discurso e as ações se tornam o principal insumo para a boa liderança.

Para Alexia, “influência” é uma palavra poderosa e em ascensão e eficiente na liderança, principalmente quando o objetivo é motivar terceiros para o alcance de um objetivo em comum. Christophe Laurent, Embaixador dos Valores da EHL, que também participou do workshop, acredita que “influência”, no fim das contas, é a capacidade de produzir efeito positivo no caráter e no comportamento de uma pessoa, instituição ou cultura organizacional. Isso independe de gênero, segundo Laurent. Mulheres e homens têm igual capacidade de aprimorar o exercício da influência em cargos de liderança e devem fazê-lo sempre que houver oportunidade.

Alguns fatores devem ser levados em consideração quando a influência entra em campo. São eles:

  • A mensagem: o que está sendo dito e como a informação chega aos interlocutores;
  • A fonte: o conhecimento e habilidade de quem exerce a influência deve ser um fator de confiabilidade;
  • A audiência: a tática só será proveitosa se o público estiver disposto a embarcar no discurso;
  • O timing: esse é o melhor momento para endereçar determinado assunto à equipe?

Entende-se, portanto, que a influência não necessariamente é uma virtude nata do ser humano, mas sim uma capacidade que, quando bem estudada, pode ser desenvolvida e aplicada por qualquer um.

Um dos grandes desafios, no entanto, é exercer influência. Ou seja, fazer com que uma equipe trabalhe de acordo com um ponto de vista de um líder, sem que a imagem seja a de um manipulador. “É crucial entender que quando você exerce influência, você está fazendo isso para o bem de outras pessoas também. Se você procura influenciar os outros somente para seu próprio benefício, isso se torna uma ditadura”, afirma Laurent. De acordo com Laurent essas são as principais características a serem levadas em consideração por um bom líder:

  • Ser um bom ouvinte
  • Levar em consideração as necessidades dos outros
  • Estar ciente das diferenças culturais e de vivência da equipe

Sobre o Grupo EHL:

O Grupo EHL engloba um portfólio de unidades de negócios que oferecem especialização e inovação em gerenciamento de hospitalidade em todo o mundo. Com sede em Lausanne, na Suíça, o Grupo inclui:

EHL Ecole hôtelière de Lausanne: universidade embaixadora da hospitalidade Suíça e pioneira na especialização em hospitalidade desde 1893, com mais de 25.000 ex-alunos, contemplando mais de 120 nacionalidades em todo o mundo. EHL é a primeira escola de gerenciamento de hospitalidade do mundo que oferece programas em nível universitário em seus campus em Lausanne e Chur-Passugg, além de soluções de aprendizado online. A escola é classificada em 1° lugar pelos rankings QS World University e pelo CEOWorld Magazine. O seu restaurante gastronômico é o único estabelecimento educacional do mundo a receber uma estrela Michelin.

EHL Escola Suíça de Turismo e Hospitalidade (Chur-Passugg): há 50 anos uma das escolas líderes para profissionais hoteleiros. A escola oferece treinamento profissional e ensino superior credenciados na Suíça em seu recém renovado Hotel-SPA do século 19 em Chur-Passugg, Graubünden, para estudantes suíços e internacionais de 20 países.

EHL Advisory Services é a maior empresa em consultoria de hospitalidade Suíça com experiência no desenvolvimento de modelos educacionais e garantia de qualidade para centros de aprendizagem, além de consultoria estratégica e operacional para empresas, fornecendo implementação de cultura de serviços de referência para companhias do setor hoteleiro. EHL Advisory Services tem escritórios em Lausanne, Pequim, Xangai e Nova Déli e entregou serviços para mais de 60 países nos últimos 40 anos. EHL Advisory Services apresenta um modelo único de educação e nível de qualidade para outros parceiros de educação – por meio de programas de certificação e educação e treinamento vocacional (VET).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.