DMED 2022: qual o prazo de entrega e como declarar?

Saiba qual é o prazo e como declarar a DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) 2022. Se mantenha informado!

Compartilhe
PUBLICIDADE

Declarações são obrigatórias para qualquer empreendimento, no caso de prestadores de serviços de saúde ou operadoras de planos privados de assistência à saúde, uma das declarações é a DMED, falaremos sobre ela em 2022.

A DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) é uma obrigação obrigatória desde 2009, ela tem com finalidade a verificação de informações sobre serviços prestados às pessoas físicas e pagamentos recebidos.

Acompanhe este artigo até o fim e saiba como declarar a DMED em 2022 e qual prazo de entrega desta declaração.

O que é a DMED?

A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 985/2009. Ela é obrigatória para as seguintes pessoas jurídicas ou pessoa física equiparada a jurídica:

  • Prestadora de serviços médicos e de saúde,
  • Prestadora de serviços de saúde e operadora de plano privado de assistência à saúde;
  • Operadora de plano privado de assistência à saúde. 

Qual o prazo de entrega da DMED 2022?

O prazo de entrega da DMED este ano segundo a agenda tributária da Receita Federal é até o dia 25 de fevereiro de 2022, portanto, se organize.

A data de entrega desta obrigação até o ano de 2017 era até o final de março, entretanto, isso mudou com a Instrução Normativa RFB Nº 1758 de 2017, agora o prazo de entrega desta declaração vai até o último dia útil do mês fevereiro.

Se a DMED não for enviada, ou for enviada com atraso, o contribuinte pode ser multado no valor de R$ 500,00 por mês-calendário ou fração.

O valor da multa pode ser maior para algumas pessoas jurídicas, chegando à R$ 1.500,00, portanto, não deixe de entregar a sua declaração.

O que deve constar na DMED?

Esta declaração deve conter os valores recebidos de pessoas físicas, em decorrência de pagamento pela prestação de serviços médicos e de saúde, e plano privado de assistência à saúde.

Pagamentos recebidos de pessoas jurídicas ou do SUS (Sistema Único de Saúde) não precisam ser informados na DMED.

Como transmitir a DMED 2022?

A entrega da DMED é feita por meio do Programa Gerador da DMED 2022, que fica disponível no site da Receita Federal.

O programa está disponível para os sistemas operacionais Linux e Windows, a declaração deve ser transmitida até o prazo que citamos acima (25/02).

Para enviar esta declaração a sua contabilidade deve estar totalmente correta, com todos os serviços prestados durante 2021 e os pagamentos que foram recebidos por pessoas físicas, converse com seu contador.

Com todos os dados organizados é só fazer o download do Programa Gerador da DMED 2022 e preencher todas as informações solicitadas.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil