var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "14194541" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })();

É fácil conseguir um empréstimo MEI?

Se você tem MEI que foi aberto recentemente ou pretende abrir um para conseguir empréstimo, se informe neste artigo!

Compartilhe
PUBLICIDADE

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para ajudar empreendedores a conquistarem seus direitos, ou seja, exercerem suas profissões de maneira formal para conseguir todos os direitos que o INSS concede, conseguir mais facilidade para obter um empréstimo, entre outras vantagens

Muitos profissionais abrem um MEI pensando em conseguir crédito, para quitar dívidas, ter capital de giro ou investir no próprio empreendimento.

Entretanto, uma verdade que poucos falam, para um MEI conseguir um empréstimo, pode ser um pouco mais difícil do que muitos pensam.

Quais são as vantagens do Microempreendedor Individual?

Segundo o Portal do Empreendedor, site do governo federal para o Microempreendedor Individual, as vantagens do MEI são as seguintes:

  • Terá um CNPJ.
  • Ficará isento de todas as taxas para registro da empresa.
  • Pagará poucos tributos, com valores fixos mensais (INSS, ICMS e/ou ISS).
  • Pode começar a funcionar imediatamente, sem alvará ou licença-Formalização feita inteiramente pela internet.
  • Poderá emitir notas fiscais.
  • Ganhará maior poder de negociação com fornecedores.
  • Poderá acessar serviços financeiros: conta bancária jurídica, máquina de cartão, acesso ao crédito entre outros.
  • Poderá vender e prestar serviços para outras empresas e para o governo.

Além desses, podemos destacar os direitos à aposentadoria e auxílios que o MEI tem direito, em determinadas situações, como acidente ou doença.

Já o tão sonhado crédito para o MEI, o empréstimo que muitos empreendedores aguardam, pode ser um desafio para se obter.

Leia também:

Ao abrir um MEI, é fácil conseguir um empréstimo?

Não, não é tão simples conseguir crédito ao se tornar um Microempreendedor Individual.

Veja abaixo alguns dos desafios:

  • Já adiantamos que é quase impossível conseguir crédito logo ao abrir seu Microempreendedor Individual, pois a maioria das empresas pede que seu MEI tenha entre 3 a 12 meses de funcionamento, tudo depende da instituição financeira.
  • Outro ponto, você precisará movimentar seu MEI para conseguir um empréstimo. Ou seja, abrir uma conta bancária e movimentar ela, para que a sua empresa possa comprovar renda.
  • Existem empresas que não concedem crédito para quem tem nome sujo como pessoa física, porém,  tudo isso vai depender da instituição financeira.

Conclusão 

O MEI realmente oferece muitos benefícios e facilita o acesso a empréstimos para muitos empreendedores, porém, não se iluda, não pense que será fácil obter crédito assim que sua empresa é aberta.

Será preciso esperar alguns meses, movimentar as contas do seu Microempreendedor Individual e ter renda.

 Entretanto, o MEI ainda oferece diversas vantagens e pode te ajudar, mas é preciso paciência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil