Empresas e o IR: dia 28 é prazo final para os rendimentos de funcionários

Documentação pode ser disponibilizada pela internet

Atenção aos contribuintes que já começam a reunir a documentação para declaração do Imposto de Renda 2022. O prazo para empresas e instituições financeiras enviarem aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano de 2021 termina no dia 28 de fevereiro. Estas informações são necessárias para constar na hora do preenchimento da declaração.

Tradicionalmente, a entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF) começa em março. No entanto, o calendário oficial ainda será divulgado pela Receita Federal.

Os documentos não precisam, necessariamente, ser enviados pelos Correios, podendo ser disponibilizados pela internet. O empregador ou o banco que não fornecerem os comprovantes dentro do prazo ou disponibilizarem com erros estarão sujeitos a pagamento de multa.

No informe do empregador, devem constar os valores de todos os salários de 2021, além do 13º salário, e outros rendimentos recebidos eventualmente, como participação nos lucros. Caso o trabalhador tenha sido demitido no ano passado, é necessário reunir documentos comprobatórios, em uma via, com indicação da natureza e do valor total do pagamento, das deduções e do imposto retido no ano-calendário de 2021.

Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, verificar se houve sonegação de impostos, saber quanto cada contribuinte pagou de tributos e se deve receber restituição ou não. Quanto antes reunir os documentos, mais tempo terá para correr atrás de alguma informação que faltar.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Comentários estão fechados.