Estou com o nome sujo: Posso fazer concurso público?

Compartilhe
PUBLICIDADE

Tenho o nome sujo posso fazer concurso público? Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros. 

Mas a resposta para essa pergunta é: Depende! Se você está negativado isso não te impede de participar dos concursos e assumir o cargo. Porém existem algumas entidades que podem barrar candidatos inadimplentes, por exemplo o setor bancário como o Banco do Brasil que exige que o funcionário tenha o nome limpo. 

De acordo com a LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 . Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

     I – a nacionalidade brasileira;

     II – o gozo dos direitos políticos;

     III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

     V – a idade mínima de dezoito anos;

     VI – aptidão física e mental.

Mas se você almeja um cargo público e está negativado, evite imprevistos e tente resolver sua situação o mais rápido possível. 

Como saber se o concurso exige esse requisito?

Essa informação sempre estará no edital. Nele, deve conter de forma clara todas as informações sobre o concurso, inclusive informações a respeito da Investigação Social dos candidatos que forem aprovados. 

O que é investigação social em concursos públicos? 

A investigação social avalia a idoneidade moral e social do candidato para exercer o respectivo cargo público de interesse. Essa fase não interfere na pontuação final do candidato.  

É nesta fase que o candidato é avaliado se está apto, ou não, para o exercício da função. Portanto, trata-se de uma fase eliminatória.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil