Fim da antecipação do auxílio-doença, veja como receber o benefício

0

Em 2020 o auxílio-doença foi liberado para os segurados que tinham direito sem precisar realizar a perícia médica, porém a partir deste ano isto não é mais possível. Continue conosco e veja como ficou.

Auxílio-doença 

O INSS pagou no ano passado, 2020, o benefício de auxílio-doença no valor de um salário mínimo que na época era de R $1.045 para os segurados que tinham direito ao benefício sem a necessidade de passar pela perícia médica. 

Esta medida só foi tomada por decorrência do coronavírus, pois, todas as agências do INSS ficaram fechadas por meses para conter a disseminação do vírus. 

Fim da antecipação 

O recebimento do benefício sem a perícia médica chegou ao fim, logo os segurados precisarão agendar perícia médica nas agências do INSS para ser requerido o benefício. 

Por onde pode ser feito o agendamento do INSS?

O agendamento para realizar a perícia pode ser feito pelo telefone 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS

Nesta solicitação, é necessário que o segurado escolha a data e horário e a agência em que será atendido. 

Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

O atendimento presencial da perícia médica federal está acontecendo em 492 agências da Previdência em todo o país.

Agências do INSS 

Em dezembro foi feito um balanço do Conselho Nacional de Previdência Social, esse balanço mostra que 1.062 agências estão atendendo presencialmente em todo o país. 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Este  número  indica que menos da metade (46,3%) do total está com atendimento pericial. 

Essas agências que não estão realizando perícia médica, de acordo com a Associação Nacional dos Médicos, elas não têm condições de funcionar em meio a esta pandemia. 

Como saber quais agências estão abertas? 

Para saber quais agências estão abertas e oferecendo o serviço de perícia, basta acessar o site covid .inss. gov.br. 

O segurado consegue agendar o atendimento na agência mais próxima e com as melhores datas para a realização de perícia. 

Os atendimentos de perícias estão acontecendo em no máximo 30 dias, porém o INSS tem até 45 dias para concluir a análise. 

Requisitos para a perícia médica 

É necessário que o segurado esteja com toda a documentação em mãos, como atestados, laudos, exames e receitas médicas. 

Valor do benefício 

Como já mencionamos o INSS pagou o benefício auxílio-doença sem a realização da perícia médica para os segurados que solicitaram o benefício

Porém alguns beneficiários tinham direito de receber um valor maior por causa da média salarial 

Esta diferença está sendo paga para essas pessoas que têm o direito de receber um valor maior, para as pessoas que não recebeu ainda aconselhamos a entrar em contato com o Instituto pelo telefone 135 para se informar sobre os valores devidos.

Segurados que não receberam o auxílio-doença 

Alguns segurados não receberam o benefício no ano passado, para eles o agendamento da perícia deve ser feito até o dia 16 de janeiro. 

Isto vale para quem solicitou o auxílio-doença a partir de 1° de fevereiro de 2020 e teve o pedido recusado, neste caso feito uma nova solicitação e uma vez este pedido for aprovado, esses segurados terão direito ao pagamento retroativo dos valores a partir da data de entrada do requerimento. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.