Funções administrativas: Saiba como implementar as 4 principais!

Funções administrativas são os processos ou atividades realizados pelos gerentes para alcançar os objetivos organizacionais

Compartilhe
PUBLICIDADE

As funções administrativas são divisões que tornam as rotinas mais fluidas, eficientes e integradas. 

No entanto, muitos empreendedores podem ter dúvidas sobre como executar esse processo, ou qual a importância de atender a cada categoria nos processos internos.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre esse processo gerencial e como ele se divida, para tornar o seu negócio mais completo.

Entenda quais são as funções administrativas e confira dicas para implementá-las no seu negócio de maneira facilitada.

O que são funções administrativas?

Funções administrativas são os processos ou atividades realizados pelos gerentes para alcançar os objetivos organizacionais. 

Existem quatro postos básicos propostos pelo teórico Henri Fayol, e que ainda são amplamente utilizadas na prática gerencial. 

Essas funções estão inter-relacionadas a fim de elaborar um fluxo operacional integrado e contínuo, para a organização alcançar seus objetivos de forma eficiente.

Leia também: Funções Administrativas: Como Gerenciar Melhor Seu Negócio

Qual o objetivo das funções administrativas?

As funções administrativas visam distribuir as competências e responsabilidades gerenciais em uma empresa.

Isso facilita a compreensão e medição do desempenho do negócio, direcionando ações para ter um maior crescimento. 

Além disso, compreender as quatro funções administrativas permite que o gestor tenha uma visão ampla do funcionamento da empresa, possibilitando um trabalho mais eficaz com foco em:

  • Controle financeiro aprimorado;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento da produtividade e redução de desperdícios;
  • Estabelecimento de um ambiente de trabalho agradável;
  • Otimização da cadeia produtiva e de suprimentos.

Esse conhecimento capacita o gestor a mapear o negócio e compreender exatamente como a operação está funcionando.

Assim, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria para criar planos de ação, prever resultados e conduzir uma operação eficiente e contínua.

Quais as 4 principais funções administrativas de uma empresa?

Conheça as quatro principais funções administrativas de uma empresa e como elas devem funcionar a fim de atingir os objetivos:

1. Organização

A Organização é a função que envolve a estruturação dos recursos e das atividades da empresa.

Isso inclui a definição de cargos e responsabilidades, a alocação de recursos, a criação de departamentos e a definição de procedimentos.

Na prática, para o negócio ter um ritmo constante e produtivo, é preciso que suas tarefas, colaboradores e planos estejam organizados, sendo responsabilidade desse setor.

2. Planejamento

Enquanto isso, o planejamento envolve a definição de objetivos, estratégias e planos de ação para atingir os objetivos traçados pela organização.

Nesse caso, demanda a identificação dos recursos necessários, a previsão de resultados e a escolha das alternativas mais adequadas para alcançar as metas.

Além disso, o planejamento também é uma das bases para o desenvolvimento de qualquer negócio, especialmente iniciantes

3. Controle

A função administrativa de Controle cuida da monitorização e a avaliação do desempenho da organização em relação aos objetivos estabelecidos. 

Esse gerenciamento envolve a definição de padrões de desempenho, a medição do desempenho e a comparação com os padrões estabelecidos.

Com isso, será mais simples tomar ações corretivas quando necessário, e administrar os recursos e colaboradores.

4. Direção

Finalmente, a Direção é a função que trata da liderança e da motivação das pessoas na empresa.

Nesse caso, é uma responsabilidade interpessoal, que cuida dos objetivos individuais e coletivos, além de incentivar a comunicação para a execução de um trabalho fluído.

Além disso, o treinamento e a avaliação de desempenho também são tarefas dos responsáveis desse setor.

Leia também: Feedback: Saiba Como Usá-Lo Para Aumentar Os Resultados Da Sua Equipe!

Como desempenhar melhor as funções administrativas?

Após conhecer mais sobre as funções administrativas, existem dicas que podem ajudar a desempenhar melhor essas tarefas. Confira algumas sugestões abaixo:

Invista na inovação

A inovação e tecnologia são motores do setor empresarial, e deve guiar as tarefas dos responsáveis por cada área.

Isso porque é necessário acompanhar as tendências do mercado, adaptar os objetivos para expandir o negócio e engajar os colaboradores para a realização de um trabalho eficiente.

Por esse motivo, é essencial não utilizar apenas técnicas tradicionais, e trabalhar com a criatividade para executar as funções de maneira assertiva.

Utilize ferramentas

Atualmente, manter uma operação completamente manual faz com que a empresa fique para trás em relação à concorrência.

Por isso, é recomendável utilizar ferramentas desde o início para auxiliar nas tarefas rotineiras, tornando-as mais simples e rápidas.

Além disso, é importante investir em soluções que agreguem valor aos seus processos, como plataformas de gerenciamento, sistemas integrados e softwares de gestão.

Algumas das principais sugestões são soluções empresariais e ferramentas de controle para setores, como o financeiro.

Conte com fornecedores estratégicos

Executar as funções administrativas também depende de elementos externos, como colaboradores e fornecedores.

Por esse motivo, é fundamental contar com parcerias estratégias, que permitam ao negócio crescer e desempenhas suas atividades de maneira assertiva.

Ao escolher fornecedores alinhados e modernos, como a Facilite, torna-se mais simples atingir os objetivos e cumprir com as rotinas internas.

Automatize o que puder

Finalmente, uma das principais recomendações é automatizar todas as tarefas que forem possíveis.

Isso porque rotinas repetitivas e burocráticas podem ser cansativas, prejudicando o desempenho da equipe e dos responsáveis por cada função.

Além disso, a automação de processos também permite que o negócio adote soluções inovadoras e escolha as ferramentas certas.

Um sistema integrado e plataformas que centralizam informações conectam os setores, permitem que todos os gestores tenham conhecimento das rotinas e padronizem o trabalho, reduzindo as chances de erros.

Além disso, permite que os funcionários possam se concentrar em tarefas estratégicas e essenciais para o crescimento do negócio.

O que esperar do futuro das funções administrativas?

No futuro, as funções administrativas provavelmente continuarão a evoluir e se adaptar às mudanças do mercado. 

Tecnologias como automação, análise de dados e colaboração tornarão as tarefas mais simples e modernas, além de trazer novas solução para atender às demandas.

Assim, as funções administrativas serão mais automatizadas e orientadas por dados no futuro, e vale a pena começar a acompanhar essas inovações desde o primeiro momento.

Por esse motivo, vale a pena considerar fornecedores tecnológicos de serviços e ferramentas que auxiliem na execução das rotinas.

Abra sua empresa com a Facilite e conheça essas possibilidades para tornar a sua empresa mais completa e produtiva.

Ficou com dúvidas ou precisa de assessoria contábil? Fale com um de nossos especialistas!

Original de Facilite

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação