Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas

A primeira parcela será paga a partir do dia 25 de maio. A segunda parcela será paga no mês de junho. São dois calendários, para quem recebe 1 salário mínimo e outro para quem recebe acima do piso nacional

Compartilhe
PUBLICIDADE

Uma ótima notícia para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o governo federal vai antecipar o pagamento do 13º salário. O decreto foi assinado nesta quinta-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o texto, a primeira parcela será paga no final de maio e a segunda parcela no final de junho. Os pagamentos devem considerar o novo salário mínimo de R$ 1.320.

A antecipação estava sofrendo uma resistência por parte do Congresso Nacional e dos principais bancos do país. Os parlamentares em conversa com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, disseram que os aposentados precisam do dinheiro no fim do ano e que a antecipação impossibilitaria o depósito das parcelas entre novembro e dezembro.

Parcelas do 13º salário

Os segurados do INSS recebem o dinheiro em duas parcelas. A primeira corresponde a 50% do valor do benefício, sem descontos. Já a segunda parcela equivale à outra metade do valor. Ao contrário da primeira, ela pode incluir descontos, como o Imposto de Renda.

Quem pode receber o 13º salário? 

Têm direito ao abono os segurados do INSS que durante este ano tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

No entanto, o benefício não é pago aos que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia). 

A primeira parcela será paga a partir do dia 25 de maio. A segunda parcela será paga no mês de junho. São dois calendários, para quem recebe 1 salário mínimo e outro para quem recebe acima do piso nacional.

Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

Leia Também: Doenças Que Dão Direito A Aposentadoria Do INSS

Calendário do 13º salário do INSS – primeira parcela

Para quem recebe 1 salário mínimo

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
125 de maio26 de junho
226 de maio27 de junho
329 de maio28 de junho
430 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61 de junho3 de julho
72 de junho4 de julho
85 de junho5 de julho
96 de junho6 de julho
07 de junho7 de julho

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
1 e 61 de junho3 de julho
2 e 72 de junho4 de julho
3 e 85 de junho5 de julho
4 e 96 de junho6 de julho
5 e 07 de junho7 de julho

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação