IBGE: censo pode ser respondido via internet ou telefone em 2022 

Esta é a primeira vez que o IBGE permite a participação no questionário pelo telefone. Saiba mais. 

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Para quem ainda não sabe, o Censo demográfico trata de um estudo a respeito do recolhimento de diversas informações atreladas a população. É através destes levantamentos que o governo tem acesso a dados imprescindíveis para tomadas de certas decisões, a exemplo, das definições de políticas públicas. 

As informações são coletadas através de visitas de recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aos domicílios dos cidadãos. Em 2022, a novidade é que a participação no Censo poderá ser efetivada de três maneiras, presencialmente, pela internet ou por telefone. 

Em suma, as operações censitárias, normalmente, são feitas de maneira presencial, entretanto, em 2010 já havia a opção de participar pela internet. Este ano, será a primeira vez que o instituto viabiliza que o questionário seja respondido via telefone. 

Como funcionará a participação remota no Censo 2022?

As novas possibilidades não excluem a ação do recenseador, tendo em vista que somente será possível participar após a visita do profissional do domicílio, mediante a emissão do e-ticket (tíquete eletrônico). 

Conforme o IBGE, através da visita será possível emitir o ticket que valerá por 7 dias. No intuito, de evitar que o cidadão deixe responder o questionário, o instituto definiu um cronogramas de alertas que funcionará da seguintes maneira: 

  1. No passar de dois dias após a visita do agente censitário, será enviado um SMS, indicando o prazo restante; 
  2. Caso chegue ao quarto dia sem resposta, será efetuada uma ligação para conferir o motivo de o questionário ainda não ter sido preenchido; 
  3. Se ainda sim, o cidadão ainda não tiver respondido o questionário, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), entrará em contato pela última vez, alertando novamente sobre o prazo; 
  4. Por fim, se o prazo foi extrapolado, será realizada uma nova visita ao domicílio para que o procedimento seja efetuado presencialmente. 

Caso você esteja com alguma dúvida sobre a participação pelos canais remotos, basta entrar em contato com CAC, 0800 721 8181. O serviço está disponível de domingo a domingo das 8h às 21h30.

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