Imposto de Renda 2022: Saiba como aumentar a sua restituição

Siga nossas dicas e aprenda como aumentar a sua restituição do Imposto de Renda de 2022. Se mantenha atualizado!

Milhões de contribuintes já estão se movimentando para enviar a Declaração do Imposto de Renda (IR) de 2022,  muitos desses contribuintes têm pesquisado como aumentar a restituição do IR esse ano.

Todo cidadão gosta de receber mais dinheiro, isso é inegável, portanto, os obrigados a declarar o IR este ano querem saber como podem aumentar a restituição, e nós decidimos ajudar.

Acompanhe este artigo até o fim e aprenda como aumentar a sua restituição do Imposto de Renda de 2022.

Boa leitura!

Como aumentar a Restituição do Imposto de Renda 2022?

Para conseguir sua restituição no Imposto de Renda 2022 primeiramente  é preciso reunir toda documentação necessária para comprovar o seu direito a recebimento de restituição do IR deste ano.

Veja abaixo nossas dicas para você aumentar sua restituição:

Despesas com saúde

Os gastos com saúde são dedutíveis, essas são as despesas como planos de saúde, hospitais, exames e consultas com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, entre outros profissionais da saúde.

Os gastos com saúde são integralmente deduzidos do seu IR, porém, algumas despesas como remédios e tratamentos estéticos, não são restituíveis do Imposto de Renda 2022.

Despesas com educação

Os gastos com educação, têm limite de dedução em 2022, o limite individual máximo é de R$ 3.561,50, conforme as regras do Imposto de Renda 2022 divulgadas pela Receita Federal. 

Só são incluídos como despesas com educação os seguintes gastos:

  • Educação infantil (creches e pré-escolas); 
  • Ensino fundamental; 
  • Ensino médio; e 
  • Educação superior (graduação e pós, como mestrado, doutorado e especialização);
  • Ensino técnico e tecnológico.

Despesas com dependentes

Seus gastos com dependentes também podem ser deduzidos no Imposto de Renda 2022, as deduções com dependentes estão limitadas a R$ 2.275,08 por dependente.

Podem ser incluídos como dependentes as seguintes pessoas:

  • Cônjuges; 
  • Filhos; 
  • Pais; 
  • Avós, 

Entre outros grupos, mas que necessitam de comprovação.

Faça uma simulação

Alguns contribuintes optam por realizar uma declaração conjunta com seus companheiros, entretanto, se os dois tiverem renda, a sua restituição no Imposto de Renda 2022 pode acabar sendo menor.

Portanto, faça uma simulação antes, o mesmo vale para outros dependentes, se eles possuírem renda ela também deverá ser declarada, realize uma simulação e veja se vale a pena incluir alguns dependentes.

Conclusão

Apresentamos acima as principais dicas para que deseja aumentar a sua restituição, existem também outras maneiras para aumentar a restituição, como:

  • Doações realizadas a instituições e fundos do governo;
  • Pensão alimentícia (decretada judicialmente) e 
  • Declarar fundos de previdência privada.

O envio do Imposto de Renda 2022 começou no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril, não se esqueça, quem enviar a declaração primeiro também recebe a restituição primeiro.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Comentários estão fechados.