INSS divulga novas orientações para a remarcação de perícia médica

O pedido de remarcação deve ser solicitado pela central 135 ou pelo Meu INSS

Compartilhe
PUBLICIDADE

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou novas orientações para a remarcação de perícia médica. O trabalhador que não comparecer ao dia marcado para a perícia médica devido a problemas pessoais, vai poder remarcar o atendimento pelo site, aplicativo ou pela central 135.

No entanto, quando a perícia não for realizada devido a problemas internos da Agência do INSS, como por exemplo, indisponibilidade momentânea do local de atendimento, será de obrigação da Agência remarcar todos os agendamentos, ou seja, o usuário não terá que pedir para remarcar.

A remarcação deve acontecer até as 12h do dia seguinte àquele em que houve o fato da indisponibilidade. A consulta da nova data deve estar disponível para o trabalhador a partir das 13h, no Meu INSS ou pela Central 135.

Veja os motivos que o INSS considera indisponibilidade do local:

Quando a agência estiver fechada por antecipação ou decretação de feriados e pontos facultativos instituídos, excepcionalmente, em função da pandemia de covid-19; por ocorrência de greve; e por fechamento da agência por motivo de força maior.

Nos casos em que o atendimento não acontecer por causa da falta do médico perito ou por impossibilidade da utilização dos sistemas, como falta de energia elétrica ou conexão com a internet, a agência deve realizar o atendimento do usuário, reagendar a perícia e informar a nova data já no momento da remarcação.

Neste caso, o servidor deve orientar o usuário a consultar a nova data de seu agendamento por meio do Meu INSS ou da Central 135, a partir das 13h do dia seguinte à ocorrência, segundo o INSS. Desta forma, o servidor da Previdência deve fazer a remarcação até esse horário.

O servidor não poderá aconselhar o segurado a remarcar o atendimento de perícia médica por conta própria quando houver problemas nas agências.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação