INSS: Quais são os tipos de filiação?

0

No conteúdo de hoje vou esclarecer quais são os tipos de filiação, aproveitando vamos esclarecer também qual a diferença entre o contribuinte individual e facultativo.

Acompanhe 

O que é filiação?

Podemos dizer que a filiação é a relação entre a pessoa física, ou a pessoa jurídica junto ao INSS.

A filiação é a forma do contribuinte efetuar mensalmente o pagamento de parcelas para a previdência social, com isto ele poderá ter direito ao benefício que o governo oferece.

Contribuinte individual e Contribuinte facultativo 

Ambos têm a mesma alíquota de contribuição, resumindo a mesma porcentagem de pagamento para às duas modalidades. 

Ambos têm direito aos seguintes benefícios:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por idade;
  • Auxílio-maternidade;
  • Aposentadoria especial, entre outros. 
Designed by @olly / Freepik
Imagem por Freepik / Designed by @olly / Freepik

O que é Contribuinte Facultativo

O próprio nome já diz, esta categoria de contribuinte contribui por conta própria, resumindo, ele não é obrigado a efetuar os recolhimentos para o INSS, o segurado facultativo não exerce nenhum tipo de serviço, ou seja, não possui um vínculo empregatício. 

O que é contribuinte individual?

Estes, são os autônomos, os que não possuem nenhuma renda fixa e não têm registro de atividades como empregado em carteira de trabalho. 

Conclusão 

Com base no nosso texto, ficou claro o que é filiação, com isto o cidadão poderá optar pela modalidade que cada um se encaixa,  se o cidadão for autônomo logo a categoria dele diferirá de um trabalhador que é registrado com a carteira assinada. 

Se o cidadão tiver dúvidas ele poderá acessar o portal MEU INSS, ou até mesmo pelo telefone 135. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira