INSS reabre suas agências em agosto e agendamento será obrigatório

Compartilhe
PUBLICIDADE

Existe a possibilidade das agências do INSS reabrirem a partir de 3 de agosto. O fechamento temporário do INSS começou em março com a chegada da pandemia do novo coronavírus.

Por isso o atendimento está sendo realizado através do aplicativo e site Meu INSS
Com a volta de atendimento presencial, o funcionamento das agências deverá ser parcial, ou seja, seis horas contínuas.

Só serão atendidos os segurados e beneficiários que tenham realizado prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS ou pela central 135).

Será retomado também os serviços que não são possíveis ser realizados pelos canais remotos.
80% dos serviços do INSS estarão de volta com a reabertura, que vai acontecer em agosto.

Veja quais serviços estarão de volta com a reabertura das agências nessa primeira fase:

  • Serviços de perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Meu INSS

O aplicativo Meu INSS, poderá ser acessado pelo computador, Smartphone. O aplicativo oferece 90 serviços dos 96 do órgão, que são possíveis fazer sem sair de casa.

Serviços disponíveis no aplicativo e site Meu INSS:

  • Serviços disponíveis no Meu INSS
  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais
  • Também pode ser enviado o seu laudo médico para a perícia médica por meio do aplicativo, por causa da pandemia.

Central 135

Na Central 135, o atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h, sendo possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.

Novos serviços

meu inss

Para evitar aglomerações e contagio por meio do novo coronavírus, mais dois serviços serão disponibilizados no aplicativo, como por exemplo, prova de vida por meio do celular.
O atendimento no aplicativo para prova de vida, será realizado por meio de reconhecimento facial usando a câmera do celular, e estará disponível para quem possua carteira de motorista e título de eleitor digital.

O projeto-piloto tem como foco atender as pessoas que deveriam ter feito essa comprovação antes da suspensão da exigência.

A prova de vida é obrigatório e deve ser feita todos os anos, independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento (através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético).

A prova de vida começou a ser exigida em 2012 para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano e deve ser feito no banco em que o segurado recebe o seu pagamento.

Quando o segurado não faz a prova de vida, o pagamento é suspenso por tempo indeterminado ou cancelado.

O INSS pretende também fazer o pagamento automático para os benefícios concedidos por meio de vias judiciais.

Atualmente, o INSS não consegue cumprir as datas de pagamento que serão determinadas pela Justiça. Isso gera o pagamento de multas e acaba criando problemas para o segurado, que depende do benefício para muitas coisas.

O objetivo é reduzir o tempo de espera que o segurado terá entre a decisão da Justiça e a implantação do benefício, que às vezes pode demorar de três meses ou mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação