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INSS reabre suas agências em agosto e agendamento será obrigatório

INSS reabre suas agências em agosto e agendamento será obrigatório

22/07/2020 às 22h42 Atualizada em 23/07/2020 às 01h42
Por: Jorge Roberto Wrigt
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Existe a possibilidade das agências do INSS reabrirem a partir de 3 de agosto. O fechamento temporário do INSS começou em março com a chegada da pandemia do novo coronavírus.

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Por isso o atendimento está sendo realizado através do aplicativo e site Meu INSS
Com a volta de atendimento presencial, o funcionamento das agências deverá ser parcial, ou seja, seis horas contínuas.

Só serão atendidos os segurados e beneficiários que tenham realizado prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS ou pela central 135).

Será retomado também os serviços que não são possíveis ser realizados pelos canais remotos.
80% dos serviços do INSS estarão de volta com a reabertura, que vai acontecer em agosto.

Veja quais serviços estarão de volta com a reabertura das agências nessa primeira fase:

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  • Serviços de perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Meu INSS

O aplicativo Meu INSS, poderá ser acessado pelo computador, Smartphone. O aplicativo oferece 90 serviços dos 96 do órgão, que são possíveis fazer sem sair de casa.

Serviços disponíveis no aplicativo e site Meu INSS:

  • Serviços disponíveis no Meu INSS
  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais
  • Também pode ser enviado o seu laudo médico para a perícia médica por meio do aplicativo, por causa da pandemia.

Central 135

Na Central 135, o atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h, sendo possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.

Novos serviços

meu inss

Para evitar aglomerações e contagio por meio do novo coronavírus, mais dois serviços serão disponibilizados no aplicativo, como por exemplo, prova de vida por meio do celular.
O atendimento no aplicativo para prova de vida, será realizado por meio de reconhecimento facial usando a câmera do celular, e estará disponível para quem possua carteira de motorista e título de eleitor digital.

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O projeto-piloto tem como foco atender as pessoas que deveriam ter feito essa comprovação antes da suspensão da exigência.

A prova de vida é obrigatório e deve ser feita todos os anos, independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento (através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético).

A prova de vida começou a ser exigida em 2012 para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano e deve ser feito no banco em que o segurado recebe o seu pagamento.

Quando o segurado não faz a prova de vida, o pagamento é suspenso por tempo indeterminado ou cancelado.

O INSS pretende também fazer o pagamento automático para os benefícios concedidos por meio de vias judiciais.

Atualmente, o INSS não consegue cumprir as datas de pagamento que serão determinadas pela Justiça. Isso gera o pagamento de multas e acaba criando problemas para o segurado, que depende do benefício para muitas coisas.

O objetivo é reduzir o tempo de espera que o segurado terá entre a decisão da Justiça e a implantação do benefício, que às vezes pode demorar de três meses ou mais.

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