KPI’s: Confira dicas para maximizar a análise de indicadores de desempenho

0

As métricas são a melhor maneira de compreender e resolver muitos dos problemas que um negócio enfrenta. Em outras palavras, os KPI’s são fundamentais para a tomada de decisões.

No entanto, ainda há quem acredite que os KPI’s não são tão importantes ou úteis para o negócio e que não levam a tomadas de decisões assertivas.

Mas a verdade é que nestes casos, provavelmente os indicadores estão sendo utilizados de maneira errada.

Por isso, o diretor Comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung, questiona se seus KPIs estão dizendo o que você precisa saber? E se você está perdendo tempo e esforço valiosos coletando as informações erradas?

Para que as métricas façam sentido, o executivo explica que é importante fazer com que elas trabalhem para responder perguntas importantes para o negócio. Sendo assim, Chung dá algumas dicas para maximizar os indicadores empresariais.

Maximize seus KPI’s

1. Escolha KPI’s que olham para a frente, não para trás

Os KPI’s contam o que acabou de acontecer, mas não preveem o que está por vir. Às vezes, informações sobre o passado são úteis, mas se você está procurando prever para onde as coisas estão indo, é preciso ajustar as métricas coletadas para fornecer informações que permitirão fazer uma estimativa fundamentada sobre o que está por vir.

Em outras palavras, preste muita atenção às métricas que são monitoradas e escolha aquelas que são os principais indicadores do desempenho atual do seu negócio.

Algumas previsões são possíveis para quem automatiza o processo, como prever exatamente quando o negócio ficará sem estoque, desde que os indicadores certos sejam acompanhados.

Portanto, evite monitorar indicadores que falam sobre o passado e concentre-se naqueles que permitem que você olhe para o futuro.

2. Não deixe que os números o induzam a sentir que está no controle

Quanto mais números, painéis e gráficos estiver à sua disposição, mais você sentirá que está no controle da situação. Porém, nem sempre esse é o caso. Se as métricas que estão sendo monitoradas não estão alinhadas com os objetivos comuns do negócio, não haverá garantia de resultados, os números precisam ser relevantes.

3. Dados muito abrangentes podem atrapalhar

Suponhamos que sua empresa venda produtos em nível nacional. Se um dos indicadores for muito amplo, algum dado importante como a baixa nas vendas em uma das capitais pode ser mascarado por dados de alta nas vendas das demais regiões.

Portanto, se seus KPI’s não forem segmentados o suficiente, você pode estar perdendo a oportunidade de permitir que certas regionais mudem seu comportamento.

Soluções tecnológicas podem facilitar essa medição, principalmente, quando transformam dados em cores e notas, facilitando a análise, evitando erros e tornando o processo realmente assertivo.

Analisar dados de desempenho são fundamentais, mas em resumo, escolher os KPI’s adequados e ser suportado por tecnologias que zeram os erros e inconsistências e ainda facilitam a análise são cruciais para maximizar os benefícios dessa prática.

A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.