Lula suspende blindagem e transferência de carros blindados no Brasil

Revogaço de Lula acabou paralisando a blindagem e transferência de veículos blindados no país

Compartilhe
PUBLICIDADE

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu temporariamente a autorização de blindagem de veículos, assim como a transferência de carros blindados.

A suspensão por parte do governo se deu em decorrência da publicação do Decreto de n.º 11.366/2023, publicado ainda no dia 1º de janeiro, onde, em um trecho da matéria a União revoga o Decreto n.º 10.030/2019.

Na contramão da suspensão temporária a blindagem de veículos bateu seu recorde histórico no ano passado, onde o mercado teve uma alta de 29,56% no referido ano de 2022.

Dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), mostram ainda que em 2022, um total de 25.91 veículos foram blindados, contra 20.024 em 2021.

Leia também: Novas leis de trânsito entram em vigor e pegam motoristas de surpresa

Blindagem em veículos

Para blindar um veículo no Brasil é necessário solicitar uma autorização do Exercício Brasileiro, através de um Certificado de Registro (CR), além de separar uma documentação para então retirar a autorização de blindagem pela Associação Brasileira de Blindagem.

Contudo, justamente essa autorização para blindagem é que está suspensa, sendo assim, quem precisa blindar ou transferir um veículo blindado deverá aguardar as próximas movimentações do governo.

Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, em algumas regiões o Exército interpretou “erroneamente” a revogação e suspendeu os registros.

Para o presidente da Abrablin, o decreto foi mal redigido e as blindadoras e cidadãos estão sendo prejudicados. “Ficamos no mesmo pacote das armas e pegamos a rebarba. A gente tem que trabalhar”, afirma.

“Fui até Brasília e entreguei um ofício passando essa informação, mas ouvi que o Exército quer um parecer jurídico antes de liberar novos registros, o que não tem prazo para acontecer”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Blindagem.

Vale destacar que o carro ao ser blindado torna-se um produto controlado pelo exército por apresentar materiais balísticos instalados nele. Dessa forma, somente com a autorização em mãos, é possível mandar o automóvel para a prestadora de serviços de blindagem.

Principal vantagem e desvantagem do carro blindado

A principal vantagem de um veículo blindado está em sua segurança, afinal de conta, o carro blindado se torna resistente a tiros e explosões, logo, seus ocupantes estão protegidos em casos de assaltos e outras situações onde há disparos ou impactos contra o veículo

Com relação as desvantagens, a principal delas está na perda do valor de um carro sem blindagem (a depender da sua região), assim como devido ao aumento do peso do veículo, o mesmo poderá consumir mais combustível e consequentemente ter uma queda no rendimento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação