Ministro quer reduzir juros do consignado do INSS

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. Esse tipo de crédito tem suas parcelas descontadas direto no salário ou aposentadoria

Compartilhe
PUBLICIDADE

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, deseja propor no mês que vem redução do limite de juros no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A revelação foi feita em entrevista que Lupi concedeu ao Portal UOL, nesta quinta-feira (23).

Para pôr o seu plano em prática, o ministro da Previdência vai precisar da aprovação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Ele vai ter que esperar pela próxima reunião do CNPS marcada para março deste ano.

Lupi está certo que os juros atuais praticados para o empréstimo consignado aos aposentados estão muito altos para os riscos contidos na modalidade de consignado, principalmente que não há risco de inadimplência.

Atualmente os juros para o empréstimo consignado para os segurados do INSS estão em 2,14% ao mês (descontos em folha) e 3,06% nas operações com cartão de crédito consignado.

Na entrevista o ministro não deu nenhuma data para pôr em prática a redução dos juros e para quanto baixaria. “Isso não posso afirmar ainda. Tenho que estudar. Mas que vai baixar, vai”, declarou Lupi.

Leia Também: Informe De Rendimentos Para O IR Deve Ser Entregue Até O Dia 28 De Fevereiro

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. Esse tipo de crédito tem suas parcelas descontadas direto no salário ou aposentadoria. Ou seja, antes mesmo de cair na conta, o valor é pago e você não corre o risco de esquecer. O que garante que as taxas de juros sejam bem menores.

Quem tem direito ao empréstimo consignado INSS

  • Servidores públicos aposentados; e
  • Do setor privado os aposentados, pensionistas e quem recebe alguns benefícios contínuos.

O Ministério da Previdência informou que atualmente existem cerca de 14 milhões de contratos ativos.

Lembrando que, aposentados e pensionistas do INSS não podem ultrapassar o limite da margem consignável, que é 45% atualmente.

Atualmente a margem está assim:

35% para empréstimos consignados;

5% para cartão de crédito consignado;

5% para cartão benefício consignado.

Leia Também: Moedas Raras De 1 Real Podem Ser Vendidas A R$ 7.000

Como solicitar o consignado do INSS

A solicitação do empréstimo consignado do INSS pode ser feita pelo aplicativo ou pelo site oficial Meu INSS. Portanto, acesse o Meu INSS, faça o login e selecione a opção “Novo Pedido”.

Depois, insira o nome do serviço desejado. Na lista que aparecerá na tela, marque o nome do serviço ou benefício. Na sequência, algumas telas aparecerão e o titular deve ler e concordar para prosseguir.

Uma vez finalizada a solicitação, o tempo médio de resposta do INSS é de 30 dias. Para acompanhar o pedido, basta acessar os mesmos dispositivos e clicar em “Consultar Pedidos”, depois selecionar o processo e clicar em “Detalhar”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação