Networking: Veja como causar uma boa impressão em eventos de trabalho

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Eventos corporativos são ocasiões relativamente comuns na vida dos colaboradores de uma empresa, os eventos podem ser de diversas naturezas como comemorações de fim de ano, confraternizações motivadas por metas alcançadas, eventos de aperfeiçoamento como palestras, almoços de negócios entre outras situações, porém é importante entender as suas diferenças de um evento comum para causar uma boa impressão.

Os eventos corporativos também terão momentos para a diversão e descontração, mas nele vão estar presentes seus pares de trabalho, seus superiores, seus subordinados e talvez até mesmo o dono da empresa, então este não é um local para se fazer tudo como se estivesse se divertindo em uma festa qualquer!

Estes eventos são momentos felizes que devem ser guardados com carinho na memória, porém mais que isso, eles também são lugares com várias possibilidades para seu crescimento, mas podem gerar até mesmo o seu desligamento da empresa, por isso a necessidade de saber como se portar nesses eventos. Confira dicas para causar uma boa impressão no evento!

Chegada

A chegada é o primeiro ponto de atenção para transmitir uma boa impressão no evento, a pontualidade tem alta importância nesse tipo de confraternização, não seja a pessoa que se atrasou e deixou alguém esperando para o almoço de negócios ou para o início de um evento.

Observações:

  • No caso de o evento ser patrocinado pela sua empresa, a chegada pontual não é o suficiente, chegue 10 minutos mais cedo, pois o anfitrião é o primeiro a chegar.
  • Caso o evento seja uma palestra a preparação começa antes do evento, pesquise sobre o palestrante e sobre o tema da palestra, em outras palavras, esteja preparado!
  • Acaso ocorra de você não poder comparecer a um evento, informe a sua ausência o mais breve possível, não avise por mensagens, mostre sua preocupação em avisar com antecedência pessoalmente ou através de um telefonema que infelizmente não pode comparecer.

Vestimentas

Após sua chegada, a primeira coisa que vai atrair as atenções serão as roupas, não no aspecto de qual a marca do seu sapato ou gravata, e sim sobre quanto elas estão condizentes com o evento. Mesmo que o evento da empresa seja uma festa com bebidas alcoólicas e música ainda é um evento da empresa então não se pode usar qualquer roupa!

Busque se informar sobre as roupas pedidas para o evento, caso elas não sejam definidas no convite pense no evento e avalie a possibilidade de uma roupa menos formal, porém sempre usando o bom senso, a elegância deve nortear sua escolha.

Não se esqueça que os eventos empresarias são oportunidades que vão alterar sua imagem perante seus chefes, pares e subordinados então foque em fortalecer sua imagem evitando que ela seja notada negativamente pelo uso de roupas justas demais, estampas grandes e chamativas além da conta ou até mesmo roupas que apenas não sejam condizentes com ocasião. 

Decorrer do evento

Durante o evento é necessário tomar alguns cuidados como não beber demais nem comer demais, coma, beba, caso haja a possibilidade dance, no entanto, não se descontrole, é preciso pensar no evento como uma extensão do horário de trabalho.

Ao longo das conversas existem cuidados que devem ser tomados como a altura da voz e os assuntos abordados, evite qualquer assunto relacionado a fofocas, não fale mal nem do chefe, nem da empresa, se preserve!

Durante as conversas que normalmente surgiram no evento você deve ser educado, e nunca ser invasivo, foque em assuntos que não sejam pessoais demais, afinal em um evento você vai conversar com pessoas que não tem intimidade para isso, foque em assuntos profissionais como carreira ou assuntos gerais sobre a empresa, seja modesto e saiba ouvir.

Neste ponto do evento também acontecem as “trocas de cartões”, momento importante para criar relações e oportunidades futuras, e nesse ponto a dúvida de muitos é como iniciar a troca de cartões. A dúvida sobre o momento e forma apropriada de realizar essa ação é justificável, pois varia com o evento, veja:

  • Almoço de negócios: A entrega e o recebimento de cartões costuma ser feito no início, isso vai ajudar na identificação de pessoas que ainda não se conheciam.
  • Reunião comercial pequena: Neste caso a oportunidade para a troca de cartões é ao final da reunião, após sua resolução, mas caso o anfitrião decida entregar seu cartão no início, siga a iniciativa dele e faça o mesmo.
  •  Evento maior: Este é o caso de maior delicadeza, já que não existe um “protocolo” aqui é importante “encontrar o momento”, primeiro crie uma conversa, após o início do diálogo fique atento quanto a uma oportunidade para fazer a troca dos cartões. não use esse artifício para iniciar a comunicação, ele tem a função de manter o novo contato e não de criar o contato.

Em todas as situações apontadas anteriormente é importante sempre entregar o cartão de forma calma e gentil as mãos da pessoa, faça a entrega de modo que quando receber a pessoa possa imediatamente fazer sua leitura sem a necessidade de virar o cartão e caso precise anotar alguma informação, anote nas costas do cartão, nunca na parte frontal do mesmo.

Quando ir embora do evento?

O momento de sair do evento também é importante, não seja o primeiro a ir embora, ele será notado! Mas também não seja o último caso você não seja um grande amigo pessoal de anos do anfitrião ou seu familiar.

Entendemos que algumas vezes precisamos por algum motivo sair realmente muito cedo de algum evento, caso isso aconteça com você e sua saída aconteça entre os primeiros que deixam o evento, então é hora de ser uma pessoa discreta, não faça grandes despedidas, saia de forma calma, sem chamar atenção, para que sua falta não seja notada tão rapidamente e cedo na confraternização.

Essas foram algumas dicas para você causar uma boa impressão nas confraternizações e outros eventos de trabalho, não se esqueça que “a primeira impressão é a que fica” então que seja boa!

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