Nexus: o Pix internacional está em fase de testes

Com o Pix internacional poderá haver transferências entre 60 países

Compartilhe
PUBLICIDADE

O Pix internacional pode em breve se tornar realidade. Já tem até um possível nome: Nexus. O sistema está em fase de testes e deve reunir 60 países. 

Com o sistema será possível realizar transações que envolveriam desde pagamentos de hotéis e restaurantes até custos que hoje só são permitidos com cartões de crédito internacional. Terá transferências instantâneas com países e moedas diferentes. 

O Nexus está sendo desenvolvido pelo hub de inovação do Bank Of International Settlements (BIS), conhecido como “o banco central dos bancos centrais”, em Basiléia, na Suíça. O sistema pretende integrar os países que já utilizam formas de pagamento e transferência imediata;

Estão sendo feitos testes entre sistemas de pagamento da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, pelo Banco da Itália. O Banco Central brasileiro está entre os que participam do projeto, como “observador”.

O método facilitaria transferências internacionais, abrindo mais alternativas de negócio e comércio. Desta forma, um brasileiro no exterior poderia efetivar uma compra, de refeições a passeios marcados em hotéis ou mesmo refeições, do mesmo jeito como utiliza o Pix no Brasil.

Usuários do Pix só aumenta

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não apenas o número de usuários está crescendo, mas também a utilização individual do Pix. Em março de 2021, apenas 2% dos correntistas tinham recebido mais de 30 Pix. No mesmo mês deste ano, a proporção subiu para 6%.

De acordo com o levantamento, o crescimento do Pix concentrou-se nas pessoas físicas, cujo número de usuários subiu mais que o das pessoas jurídicas. 

No entanto, o número de empresas que vão aderir ao serviço de transferência instantânea deverá subir mais a partir de 2023, porque as companhias terão terminado de adaptar os sistemas financeiros ao Pix.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação