Normas Internacionais de Contabilidade: Quais são elas?

Essas normas são projetadas para garantir que as empresas relatem suas informações financeiras de maneira transparente e consistente

Compartilhe
PUBLICIDADE

As Normas Internacionais de Contabilidade (em inglês International Financial Reporting Standards – IFRS) são um conjunto de normas e diretrizes contábeis que definem como as empresas devem apresentar suas informações financeiras em seus relatórios contábeis.

As IFRS são elaboradas pelo International Accounting Standards Board (IASB), uma organização independente sediada em Londres, Inglaterra, que é responsável pela elaboração e revisão das normas internacionais de contabilidade.

Essas normas são utilizadas em mais de 150 países, incluindo todos os países da União Europeia e muitos outros em todo o mundo.

Leia Também: Demonstrações Contábeis: Confira Quais São As Principais

Principais normas IFRS

As IFRS são amplamente adotadas em todo o mundo, incluindo a União Europeia e muitos países da Ásia e América Latina. Algumas das principais normas IFRS incluem:

  • IFRS 1 – Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade
  • IFRS 2 – Pagamento Baseado em Ações
  • IFRS 3 – Combinações de Negócios
  • IFRS 5 – Ativos Não Circulantes Mantidos para Venda e Operações Descontinuadas
  • IFRS 9 – Instrumentos Financeiros
  • IFRS 15 – Receita de Contratos com Clientes
  • IFRS 16 – Arrendamentos

Leia Também: Aplicação Da Pesquisa Operacional Na Contabilidade

Para que as IFRS servem?

As IFRS são destinadas a melhorar a transparência e a comparabilidade das informações financeiras das empresas em todo o mundo, permitindo que os investidores e outras partes interessadas tomem decisões mais informadas e baseadas em dados mais precisos.

As normas abrangem diversos aspectos contábeis, como reconhecimento de receita, mensuração de ativos e passivos, divulgação de informações financeiras e muito mais.

Embora as IFRS sejam geralmente aplicáveis a todas as empresas, elas são especialmente relevantes para empresas que operam em vários países ou que estão cotadas em bolsas de valores internacionais, já que as normas proporcionam uma base comum para a apresentação de informações financeiras.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação