O autoconhecimento é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e
ganhar espaço no mercado. Para identificar qual é a
core competence da sua empresa, utiliza-se justamente esse autoconhecimento, apontando qual é a sua especialidade, no que a empresa realmente é boa, seu diferencial, etc. Você já ouviu falar nesse assunto? Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer a sua
core competence e investir nela é sinônimo de sucesso no mundo dos negócios. Saiba tudo sobre esse conceito no nosso post e descubra como ele é decisivo para o crescimento da sua empresa e a
satisfação dos seus clientes. Aprenda a aproveitar o que sua empresa faz de melhor!
O termo
core competencies apareceu pela primeira vez em 1990, em um artigo escrito por C. K. Prahalad e Gary Hamel, para a Harvard Business Review, e designa a principal competência da sua empresa, ou seja, o que torna a sua empresa realmente única e diferente. Em outras palavras, uma competência chave que desempenha papel fundamental para seu crescimento, desenvolvimento e estabelecimento diante dos clientes.
Existe grande dificuldade por parte dos
empresários em definir qual é a sua verdadeira
core competence, fato este que se origina, na maioria das vezes, pela falta do conhecimento total da sua empresa e da compreensão de suas qualidades e falhas.
Infelizmente, não existe uma “receita mágica” para definir as
core competencies de uma empresa, porém, em sua publicação, Prahalad e Hamel citam três pontos principais a serem observados que auxiliam nessa definição. Para ser uma
core competence, a(s) característica(s) deve(m):
As
core competencies podem ser classificadas como sustentáveis, ou seja, características duradouras e que buscam resultados de longo prazo, ou transitórias, que sofrem alterações em um pequeno espaço de tempo, seguindo as tendências de seu mercado de atuação. Um ponto que ajuda a empresa na definição de sua
core competence é olhar para a missão, visão e valores da empresa, pois elas compõem a
cultura organizacional que norteia as ações do seu negócio. Para ajudá-lo, preparamos um
infográfico completo sobre core competencies. Confira!
Pode. Porém, muitos autores afirmam que uma empresa não pode ou não deve ser boa em tudo o que faz, pois a dispersão do foco pode desperdiçar todos os esforços em definir uma
core competence que seja relevante. Após a definição de suas
core competencies, o empresário deve analisar sua posição no mercado e também a de
seus concorrentes para montar a sua
estratégia de ação. Trabalhar seus diferenciais de maneira correta irá gerar novas oportunidades de crescimento, mas sempre se atentando e questionando se essa oportunidade é boa para sua empresa. Expandir sua
core competence com base em achismos e fatores sem averiguação é um erro que muitas empresas cometem. Para expandir sua
core competence e
abrir novos mercados, existem alguns pontos que se deve avaliar, como a capacidade da empresa em se igualar aos resultados do líder desse setor, a rentabilidade futura do setor no qual está ingressando e a viabilidade da utilização das
core competencies que você já tem nesse novo mercado. E jamais tente copiar uma competência de outra empresa, pois ela já está consolidada na estrutura, e os esforços para fazer o mesmo certamente vão desperdiçar muito tempo e dinheiro.
Encontrar o seu grande diferencial é fundamental em um mercado cada dia mais competitivo, afinal, ele pode ser a chave para você
fidelizar os seus clientes e ser sempre lembrado por eles. Invista na sua
core competence! Seja único e diferente, esse é um dos segredos para o sucesso! Já identificou as
core competencies da sua empresa? Ainda tem dúvidas sobre isso? Compartilhe com a gente a sua experiência!