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Consulta ao lote residual da restituição do IR está disponível

Consulta ao lote residual da restituição do IR está disponível

26/01/2021 às 15h08 Atualizada em 26/01/2021 às 18h08
Por: Gabriel Dau
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Está disponível desde a última sexta-feira, 22, a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de janeiro de 2021. 

Vale mencionar que no estado da Paraíba, o depósito bancário destinado a 1.349 contribuintes será feito no dia 31 de janeiro 2021, perante o valor total de R$ 2.637.027,35. 

O contribuinte que tiver o interesse em conferir se teve a declaração liberada, poderá acessar o portal virtual da Receita Federal. 

Ao realizar a consulta no Portal e-CAC, é possível também acessar o extrato da declaração e verificar se há alguma inconsistência, para então, regularizar a situação mediante o envio da declaração retificadora. 

Além do mais, a Receita Federal também disponibiliza o respectivo aplicativo para tablets e smartphones, o que promove facilidade na consulta às declarações do IRPF, bem como, na situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF). 

Desta forma, torna-se possível realizar a consulta diretamente nas bases da Receita Federal todas as informações necessárias sobre a liberação das restituições do IRPF, junto às circunstâncias relativas ao CPF na mesma plataforma.

É importante dizer que a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) permanecerá disponível no banco durante o período de um ano. 

Portanto, se o contribuinte não realizar o devido resgate dentro deste prazo, ele deverá requerê-la através da internet ao apresentar o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, por meio do serviço de Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No entanto, se a quantia em questão não for creditada dentro do prazo estipulado, o contribuinte estará autorizado a entrar em contato direta e pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil, ou ligar na Central de Atendimento via telefone pelo número 4004-0001 nas capitais, ou 0800-729-0001 nas demais regiões. 

No caso dos deficientes auditivos há um telefone exclusivo, que é o 0800-729-0088. 

Em qualquer um destes números mencionados, é possível agendar relatar o problema e agendar o depósito em conta-corrente ou poupança, na titularidade do contribuinte em qualquer outra agência bancária também. 

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Por: Laura Alvarenga 

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