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Saúde - 40 dicas para voltar ao peso ideal

Saúde - 40 dicas para voltar ao peso ideal

03/02/2017 às 11h13 Atualizada em 03/02/2017 às 13h13
Por: Ricardo de Freitas
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Foto: Reprodução
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A nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome: 1) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso. 2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou.

3) Estabeleça uma rotina alimentar.
 
4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra. 5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca. 6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo. 7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação. 8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio. 9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru. 10) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar. 11) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável. 12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada. 13) Coma pelo menos 2 frutas por dia. 14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.

15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária. 16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos. 17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre. 18) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação. 19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate. 20) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods. 21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo. 22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina. 23) Retire a pele do frango. 24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas

25) Prefiras os picolés ao sorvete de massa. 26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar. 27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral. 28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light. 29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 mL) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada. 30) Um grama de álcool tem 7 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer. 31) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju. 32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos. 33) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia. 34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.

35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos). 36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte. 37) Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias. 38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama. 39) Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas. 40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento. Via Minha Vida

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