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INSS: Como posso manter meus dados cadastrais e financeiros atualizados?

INSS: Como posso manter meus dados cadastrais e financeiros atualizados?

11/10/2021 às 02h00 Atualizada em 11/10/2021 às 05h00
Por: Leonardo Grandchamp
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É muito desagradável quando o aposentado ou pensionista chega na data de receber seu benefício e descobre que este foi suspenso ou está em atraso.  Passado o susto, ele descobre que o motivo foi a não atualização de algum dados pessoal ou financeiro.

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Por isso, o beneficiário deve atualizar sempre os dados bancários no INSS para não ter nenhum problema com o recebimento de seu benefício, especialmente quanto a atrasos no pagamento da Previdência Social.

Vamos supor que o aposentado ou pensionista queira modificar seu meio de pagamento. Ele terá de atualizar dados bancários no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Mas não é nada complicado. Na verdade é bastante simples e pode ser feito pela internet, sem precisar pegar fila em agências.

Continue a leitura e saiba como atualizar dados bancários e cadastrais no INSS com segurança, seja na modalidade online quer seja na presencial.

Mudanças nos dados financeiros

Caso haja a troca de número de conta, de agência bancária, a mudança só é autorizada se a nova conta também estiver no nome do titular do benefício. Não há taxas para migrar de instituição financeira nem alterações nos dias de pagamento por causa desse pedido.

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Os interessados devem apresentar documento com foto e o número do CPF caso escolham fazer a troca de banco no método presencial.

Para atualizar esses dados, os aposentados e pensionistas da Previdência Social contam com duas escolhas. A primeira é se dirigir a uma das agências do INSS. Já a segunda opção é usar o aplicativo Meu INSS. A seguir, como proceder em ambos os casos.

  • Nas Agências do INSS -  O usuário pode ir até a sua agência de origem do INSS e formalizar o pedido de mudança de banco. Para tanto, é preciso ter documentos básicos de identificação com foto, como RG e CPF. Por outro lado, caso queira permanecer no banco, mas modificar a agência bancária, também é permitido. Em tais casos, será necessário dirigir-se até a agência escolhida e oficializar o requerimento de transferência.
  • Pelo site Meu INSS - Desde de 2020, em função da covid-19, a Previdência Social passou a permitir a troca de agência e de banco pelo site Meu INSS. Para realizar o procedimento é bastante simples. Confira:
  1. Entre no aplicativo “Meu INSS”;
  2. Identifique-se no sistema com o CPF e senha — quem ainda não é inscrito deve criar uma palavra-chave seguindo as orientações do próprio programa;
  3. Clique em “Agendamentos/Requerimentos”;
  4. Depois, selecione “Novo Requerimento”;
  5. Em seguida, clique em  “Alterar local ou forma de pagamento”;
  6. Preencha os dados da nova conta e banco;
  7. Vá para avançar e conclua sua solicitação.

Geralmente a resposta da atualização de dados bancários não ocorre imediatamente. Sendo assim, o interessado precisa decidir se quer ser avisado por e-mail ou SMS.

Também é possível verificar o status do atendimento no próprio app. Mas, atenção: o INSS avisará se a mudança do benefício foi liberada, porém não pedirá seus dados pessoais. Por isso, desconfie de solicitações neste sentido, que tendem a esconder más intenções.

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Mudanças nos dados cadastrais

É muito importante que os beneficiários consigam atualizar os dados bancários no INSS sempre que for preciso. Tal procedimento não vale apenas para os dados financeiros, mas também para qualquer alteração em seus informes pessoais como telefone, e-mail, endereço, entre outros.

Para atualizar os dados pessoais, realize os seguintes passos:

  1. No site Meu INSS, clicar no ícone “Agendamentos/Solicitações” (desenho de um calendário azul).
  2. Clique no campo “Novo Requerimento” para dar início à atualização.
  3. Abrirá uma página de solicitações de requerimentos e um buscador, onde você deve digitar “dados” e escolher a primeira opção, que estará descrita como “Atualização de Dados Cadastrais”.
  4. Depois disso, você já vai poder iniciar o processo de atualização, mas, para isso, é preciso confirmar se os dados pessoais (como nome, CPF e data de nascimento) estão corretos. Você também precisa cadastrar pelo menos um número de telefone e um e-mail. A página vai te dar a opção de acompanhar o seu processo do Meu INSS por meio do e-mail ou da Central 135.
  5. Rolar a tela até chegar em “Dados Adicionais” e ali incluí-los.
  6. Por fim, é a hora de enviar todos os documentos solicitados que são documentos originais com foto (RG ou CNH, por exemplo) e os documentos que contenham as informações que você precisa atualizar. Pronto!

Com o cadastro defasado, o usuário corre risco de ter problemas como a demora na liberação do crédito consignado, por exemplo. Isso porque com o desencontro de informações entre a conta atualizada e a que consta no INSS, o banco não consegue seguir com o processo ou não consegue finalizar para o envio do valor do empréstimo.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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ANA LUZIA RODRIGUES

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