Previdência Social Reaplicação
Reaplicação do Enem 2021: Cartão de confirmação está liberado
Reaplicação do Enem 2021: Cartão de confirmação está liberado
05/01/2022 11h44 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

O Enem 2021 ainda não terminou. Ele ainda será realizado pelos inscritos que não puderam participar da prova por motivo justificado. Este grupo já pode conferir o cartão de confirmação que contém o número da inscrição e local de aplicação da prova,

Continua após a publicidade

Estes candidatos terão as provas aplicadas nos próximos dias 9 e 16 de janeiro e podem acessar a Página do participante, no Inep. O cartão de confirmação da inscrição, que pode ser acessado pela página, indica também número de inscrição, opção de língua estrangeira e demais serviços. A apresentação do cartão na hora da prova não é obrigatória.

O Inep, responsável pelo exame, não divulgou o total de inscritos para esta edição.

Quem pode participar das provas?

Podem participar da reaplicação da prova quem não conseguiu participar em 2021 por problemas logísticos, como foi o caso de moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), que não puderam comparecer aos locais de prova após uma operação policial no local.

Continua após a publicidade

Além disso, aqueles que atestaram quadro infeccioso, como de Covid-19, via comprovante médico também poderão realizar a prova nos próximos dia 9 e 16.

A prova também será aplicada para candidatos isentos que faltaram ao Enem 2020 e que teriam que pagar inscrição para este ano. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que esses faltantes deveriam ter o benefício da isenção mantido de forma extraordinária.

E, finalmente, também poderão realizar as provas nos próximos dias os presos e menores que cumprem medida socioeducativa.

Continua após a publicidade

O que é o Enem?

O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Ao longo de sua criação, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se hoje ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).