Previdência Social Saiba
Saiba como antecipar até três saques do FGTS
Saiba como antecipar até três saques do FGTS
28/01/2022 16h01 Atualizada há 2 anos
Por: Lucas Machado

Para quem ainda não sabe, o saque-aniversário nada mais é que uma das maneiras de resgatar o dinheiro presente no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade permite a retirada de parte do saldo do fundo, todo ano, no mês de aniversário do trabalhador.  

Continua após a publicidade

Os adeptos da modalidade têm até 3 meses para retirar o dinheiro do fundo, a contar do primeiro dia útil do mês de aniversário. Ou seja, quem nasceu em fevereiro, por exemplo, tem até o último dia útil de abril para realizar o saque. 

Ademais, estes trabalhadores optantes do saque-aniversário, contam com linhas de crédito, em que é possível antecipar os saques anuais. Em resumo, o trabalhador recebe o valor antes do prazo oficial referente ao calendário da modalidade. 

Antecipação do saque-aniversário

A antecipação das parcelas anuais do saque-aniversário funciona semelhante a um empréstimo consignado, de modo que o valor do débito é descontado automaticamente do saldo do FGTS. Desta maneira, ao término do empréstimo, o contratante não fica devendo. 

Continua após a publicidade

Em resumo, você basicamente coloca o saldo presente no fundo, como uma garantia de que o empréstimo será pago. Desta maneira, anualmente, quando seu saque-aniversário for depositado, o valor da parcela mais os juros serão descontados. 

A taxa de juros cobradas varia entre 0.99% e 1.99%, o que pode ser considerado um percentual baixo quando comparado a outras ofertas do mercado. No entanto, é preciso analisar as condições com cuidado antes de antecipar, até porque ainda deve-se considerar o IOF, dado que o serviço é uma operação comercial. 

Onde posso antecipar meu saque-aniversário?

Atualmente, diversas instituições financeiras já trabalham com a antecipação do aniversário, todavia, cada uma delas possui suas próprias condições para a concessão do crédito. Confira, pelo menos 5 bancos que oferecem o serviço: 

Continua após a publicidade
Instituição FinanceiraTaxa de juros cobradaLímite de antecipação
Caixa Econômica1,49%3 parcelas anuais
Banco do Brasil0,99%3 parcelas anuais
BMG1,99%5 parcelas anuais
Santander 1,69%1 parcela anual
Banco PAN1,99%5 parcelas anuais