Previdência Social Febraban
Febraban faz mutirão de renegociação com bancos até 31 de março
Febraban faz mutirão de renegociação com bancos até 31 de março
07/03/2022 10h04 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Luzia Rodrigues

Muitos brasileiros sonham em sair das dívidas e colocar sua vida financeira nos eixos. Se você faz parte desse grupo, aqui está uma ótima oportunidade: de 7 a 31 de março de 2022 acontece o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Neste período, o consumidor poderá negociar suas dívidas com mais 160 bancos e financeiras.

Continua após a publicidade

O mutirão é promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.  A iniciativa permitirá que o devedor tenha a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso, e tenha acesso a conteúdo exclusivo sobre educação financeira.

Quais dívidas podem ser negociadas?

O consumidor poderá negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.  Não serão aceitas negociações de contratos que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) ou que estejam com as parcelas em dia. Aqui, vale uma importante recomendação:

Quando o consumidor deixa de pagar as parcelas do financiamento com bens em garantia (carro, motocicleta ou imóvel, por exemplo), pode perder o bem. Priorize a regularização dessas dívidas entrando em contato diretamente com seu banco ou financeira.

Continua após a publicidade

Como saber para quais instituições e qual o valor?

Para saber todas as informações, o consumidor deve acessar a plataforma Registrato, mantida pelo Banco Central. Ali, poderá puxar o relatório dos empréstimos e financiamentos em seu nome, suas contas bancárias, investimentos e chaves Pix, além de outras informações de seu relacionamento com instituições financeiras. Os relatórios são sigilosos e só podem ser vistos por você.

Uma página específica do mutirão foi desenvolvida para esta preparação prévia, com o objetivo de direcionar o consumidor por caminhos de orientação financeira até o envio de propostas de negociação na plataforma de mediação de conflitos ConsumidorGovBr, sistema criado pela Senacon que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras.

Como aderir ao mutirão de renegociação?

O consumidor pode optar por negociar com a instituição credora dentro da plataforma ConsumidorGovBr, ou diretamente com os canais digitais de negociação dos bancos:

Continua após a publicidade

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a FEBRABAN e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.

Uma dica final é: antes de partir para a negociação, descubra o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas, lembrando que você terá as contas normais da casa para pagar. Leve isso em conta e reserve o dinheiro que será usado exclusivamente para quitar o que for combinado na negociação. Boa sorte!