Banco Central inicia mutirão para renegociar dívidas

Em parceria com a Febraban, devedor terá até dia 30 de novembro para negociar

De hoje, dia 1º, até 30 de novembro está ocorrendo um mutirão para renegociar dívidas com instituições financeiras. Se este é o seu caso, trata-se de uma boa oportunidade para quitar suas dívidas e deixar seu nome limpo. 

O Banco Central em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal iniciaram a campanha cujo objetivo é oferecer orientações para a pessoa ter uma vida financeira mais regrada.

Para participar deste mutirão, é bastante simples. O devedor deve realizar o registro na plataforma consumidor.gov.br, escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o problema. O banco tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta. 

Se achar melhor, a pessoa também pode acessar a página específica: mutirao.febraban.org.br com o passo a passo da negociação. Na página, o interessado em participar do programa encontrará, também, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.

A medida pretende auxiliar os devedores a se prepararem para a negociação, com informações sobre como descobrir quais são suas dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação.

Portanto, se você está em débito com alguma instituição financeira, este é o momento para colocar sua vida de volta “no azul”. Claro que a situação econômica não está fácil. Mas tentar parcelas com valores mais baixos ou descontos à vista mais interessantes são sempre melhores opções do que estar com o nome “sujo” e sem poder obter crédito.

Comentários estão fechados.