Previdência Social Criticar
Criticar empresa em comentários na internet é motivo para justa causa
Criticar empresa em comentários na internet é motivo para justa causa
01/04/2022 09h49 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

As redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp estão cada dia mais presentes em nossas vidas, e está se tornando cada vez mais comum postarmos nosso dia a dia e opiniões nas redes. O Brasil é um dos dez países que mais acessam redes sociais.

Continua após a publicidade

É através das redes sociais onde podemos expressar nossas opiniões com liberdade, porém é preciso tomar cuidado com certas expressões de insatisfação, principalmente se tratando da empresa onde você trabalha, seu chefe e dos seus clientes. 

Posso ser demitido por fazer comentários negativos nas redes sobre a empresa onde trabalho?

Sim, comentários maldosos e ofensivos sobre a empresa, funcionários ou clientes da empresa onde você trabalha, pode sim levar a demissão até mesmo por justa causa.

Isso por que no rol de hipóteses de dispensa por justa causa do art. 482 da CLT, diz:

Continua após a publicidade

“ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;” são motivos de demissão por justa causa. 

A prática de usar redes sociais esytá crescendo demtro e fora das empresas, por isso as empresas estão se atentando vada vez mais spbre o que os seus colaboradores postam nas redes sociais.

Uso das redes sociais: O que mais gera demissões?

E no WhatsApp pode?

De acordo com a justiça também não, veja esse caso.

Continua após a publicidade

 O TRT-23 já julgou um caso de um funcionário que foi dispensado por justa causa ao ofender o restaurante em que trabalhava em um grupo de WhatsApp e manteve a dispensa.

A decisão em 1ª instância o condenou por criticar a promoção rodízio de pizza oferecido pelo restaurante, dizendo que a oferta era uma “merda”. Em recurso, o homem se defendeu e disse que o comentário foi feito “em tom de brincadeira, em seu momento de folga”.

Facebook

Veja esse caso de dispensa por justa causa aplicada a um trabalhador que falou mal da empregadora, que é do ramo de conservação e limpeza na capital, em uma postagem na página do Facebook da empresa. 

Na mensagem, o funcionário fez um comentário público, destacando que não recomendava a empresa, e ainda dizendo: "Não trata seus empregados com respeito, ameaças constantes aos empregados, levando ao total constrangimento e humilhação".

O trabalhador requereu a reversão da justa causa, porém a juíza constatou que não há dúvida nos autos sobre o teor da publicação.

Segundo a juíza "o exercício do direito à liberdade de expressão, assegurado no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, não permite ao autor fazer comentários públicos, em redes sociais, que afetem a imagem da empregadora".

A julgadora completou dizendo, "Não verificada violação ao direito de liberdade de expressão, é patente a falta grave cometida pelo autor ao fazer comentário público em rede social, apto a ser configurado como ato lesivo da honra ou da boa fama da empregadora. Em tal hipótese, dispensa-se progressão de aplicação de penalidades, sendo, pois, desnecessário à justa causa, que o ex-empregado tenha sofrido penalidades prévias."

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!