Direito Erros
Erros mais cometidos na contabilidade de Micro e Pequenas Empresas
Erros mais cometidos na contabilidade de Micro e Pequenas Empresas
06/04/2022 14h35 Atualizada há 2 anos
Por: Matheus Vinicius Ribeiro

A contabilidade de uma empresa deve se atentar a todos os detalhes, para evitar que erros sejam cometidos. Seja a contabilidade de Micro e Pequenas empresas ou de empreendimentos de maior porte, é preciso atenção.

Continua após a publicidade

Portanto, os profissionais que atuam na contabilidade de Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME) devem se atentar a todos os detalhes, para evitar erros.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba quais são os erros mais cometidos na contabilidade de Micro e Pequenas empresas.

Boa Leitura!

Continua após a publicidade

Erros mais cometidos em Micro e Pequenas empresas

Veja abaixo os erros mais cometidos:

  1. Não se atentar aos prazos

Primeiro erro que podemos listar é perder os prazos das obrigações acessórias e principais, ou seja, enviar declarações com atraso e pagar impostos fora do prazo.

Essa prática é perigosa e pode prejudicar a saúde financeira da sua empresa. Afinal, sua empresa pode ser punida com multas, juros e diversas outras sanções por conta de atrasos, por isso, se atente sempre aos prazos.

Continua após a publicidade

Tenha uma boa organização e evite problemas para sua empresa.

  1. Não guardar os comprovantes de despesas

O segundo erro das Micro e pequenas empresas que listaremos hoje é não guardar os comprovantes das despesas, pois esses documentos são extremamente importantes para você ter um controle da sua empresa.

É preciso guardar estes documentos para obter um maior controle de entrada e saída de capital e para gerenciar melhor os gastos da sua empresa.

Além disso, as despesas das Micro e Pequenas empresas também devem ser registradas no fluxo de caixa.

  1. Deixar de registar todas operações

Deixar de registar valores menores é um grande erro para contabilidade de qualquer empreendimento, Micro e Pequenas empresas devem evitar esse erro, toda transação deve ser registrada para se ter um maior controle e para evitar problemas com o fisco.

Pequenos valores acumulados se tornam uma grande quantia, não registar tais valores fará você perder o controle das movimentações da sua empresa. Além disso, você poderá enfrentar problemas com o fisco.

  1. Não emitir notas fiscais

Outro erro cometido por algumas Micro e Pequenas empresas é deixar de emitir notas fiscais, o que pode levar a empresa a ter problemas com o fisco, pois as notas fiscais devem sempre ser emitidas.

A multa para empresa que deixa de emitir notas fiscais pode variar entre 10% e 100% do valor da nota autuada. Portanto, se atente a emissão deste documento tão importante para todas as empresas brasileiras.

As notas fiscais são documentos de extrema importância, evite complicações para o seu negócio e não deixe de emitir suas notas.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.