Previdência Social Como
Como é dividida a herança entre irmãos? Entenda
Como é dividida a herança entre irmãos? Entenda
20/04/2022 13h50 Atualizada há 2 anos
Por: Lucas Machado

Sobre a questão em pauta no artigo, a primeira coisa que precisa se entender, é necessidade de abertura de um inventário, de modo a garantir uma divisão adequada e em de acordo com a lei. 

Continua após a publicidade

Nesta linha, por mais que a morte de um pai ou mãe seja muitas vezes marcada por um momento delicado, devido a perda, é imprescindível a realização do procedimento citado anteriormente, para assim evitar qualquer injustiça na partilha dos bens. 

O intuito deste artigo, é esclarecer algumas questões pertinentes relacionadas a divisão da herança entre irmãos. Caso você tenha ficado interessado, continue sua leitura e esteja por dentro do tema. 

O que é um inventário?

Em suma, um inventário diz respeito ao procedimento em que é levantado todos os bens deixados pelo falecido. Desta maneira, o patrimônio em questão, será partilhado e transferido aos herdeiros

Continua após a publicidade

Ademais, nesse meio tempo referente ao inventário também é apurado às dívidas as quais devem ser quitadas, bem como a identificação dos herdeiros que farão parte da partilha. 

O procedimento pode ser extrajudicial ou judicial, e deve durar no máximo 60 dias a contar da data de falecimento do proprietário dos bens. Em geral, o processo se desdobra na justiça, quando há discordância entre as partes envolvidas quanto a partilha do patrimônio deixado  

Divisão de herança entre irmãos

Chegando ao ponto central do artigo, o primeiro fator a se observar é se há a existência de um testamento ou não. Na presença do documento em questão, em tese, o processo fica mais simples, pois, nele indicará quem receberá tal parte da herança, quem estará envolvido na partilha e como ocorrerá a divisão. 

Continua após a publicidade

Ademais, um testamento pode esclarecer desejos peculiares quanto ao patrimônio deixado, o que por sua vez, pode interferir diretamente na divisão dos bens. 

Na ausência do testamento, é determinado que os filhos podem receber no máximo 50% dos bens. Deste montante do patrimônio, os bens devem ser divididos igualmente entre os irmãos, INDEPENDENTE se:

Por fim, vale ressaltar que por meio de decisões judiciais algum irmão/filho pode ser excluído do direito à herança. Neste sentido, caso o tribunal reconheça que determinadas situações tenham ocorrido, a parte em questão não receberá a herança.   

Quando o filho perde direito a herança?

Conforme o determinado pelo Código Civil, o filho se tornará indigno ao recebimento da herança nas seguintes situações:

  1. Participar de crime, ou tentativa de homicídio contra o proprietário dos bens; 
  2. Acusar caluniosamente em processo judicial o autor da herança;
  3. Participar de crime contra a honra dos pais; 
  4. Dificultar ou impedir, violentamente, que o autor expresse seus desejos quanto a herança, ou ato que expresse sua vontade; 
  5. Fraudar documentos para impedir a decisão dos pais quanto a partilha dos bens;
  6. Praticar ofensa física contra seus pais;
  7. Praticar injúria grave contra seus pais;
  8. Ter relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto;
  9. Deixar os pais desamparados mediante a doenças graves e demais problemas de saúde.