Contabilidade INSS:
INSS: É possível contribuir por conta própria?
INSS: É possível contribuir por conta própria?
20/05/2022 09h17 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

Contribuir para o INSS trás inúmeras vantagens como aposentadorias, auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária, entre outros.

Continua após a publicidade

Mas diferente do que muitos pensam, para começar a contribuir para a previdência não é necessário estar trabalhando com a carteira assinada.

E se você quer começar com suas contribuições por conta própria continue conosco, pois vamos te ensinar como fazer.

Tipos de contribuição

Quem não é trabalhador formal pode contribuir por conta própria ao INSS como:

Continua após a publicidade

Contribuinte Individual

O contribuinte individual do INSS é o autônomo, profissional liberal e o empresário, esses contribuintes são obrigados a fazer o seu cadastro e o pagamento mensal.

O contribuinte individual poderá pagar o INSS com pagamentos mensais ou trimestrais. O valor é calculado nas seguintes porcentagens:

Contribuinte facultativo

O contribuinte facultativo é aquela pessoa com mais de 16 anos que não exerce atividade remunerada, mas paga o INSS para ter direito aos seus benefícios previdenciários.

Continua após a publicidade

O valor da contribuição do contribuinte facultativo depende do plano adotado:

Microempreendedor Individual (MEI)

Vale lembrar que o MEI, Microempreendedor Individual, recolhe os seus tributos e contribuições em uma guia única, denominada DAS MEI, Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual.

O recolhimento do INSS MEI é equivalente a 5% do salário mínimo vigente, que em 2022 é de R$ 1.212.

Além de dar direito à aposentadoria do MEI por idade ou invalidez, esse valor também garante ao microempreendedor os benefícios como:

Como contribuir ao INSS?

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.