Previdência Social Conheça
Conheça o desconhecido câncer de rim
Conheça o desconhecido câncer de rim
22/06/2022 16h42 Atualizada há 2 anos
Por: Leonardo Grandchamp

O câncer de rim está entre os 15 que mais atingem a população brasileira e mundial, de acordo com a International Agency for Research on Cancer (IARC), agência especializada em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS)[1].

Continua após a publicidade

Para alertar a população sobre essa doença ainda hoje pouco identificada, o mês de junho marca a Luta Contra o Câncer de Rim, que também ganhou destaque entre os meses de conscientização por cores e se tornou Junho Verde.

Não existem exames de rastreamento indicados para identificação da doença em pessoas assintomáticas, e devido a uma localização mais profunda dos rins no corpo e por serem tumores pequenos, muitos não são palpados durante um exame físico[2]. Entre alguns possíveis sinais e sintomas estão: perda de peso, perda de apetite, for lombar de um lado, e presença de sangue na urina. “São sintomas muito próximos de várias outras doenças, por isso é importante conversar com o médico mesmo em uma consulta rotineira para avaliar exames de imagens que podem ajudar na identificação”, explica a Dra. Adriana Ribeiro, Diretora Médica da Pfizer Brasil.

Como geralmente não provoca dor, o câncer de rim é, na maioria das vezes, diagnosticado acidentalmente durante a realização de exames de imagem para alguma outra patologia como, por exemplo, da vesícula; e quando identificado em estágio inicial a taxa de sobrevida é elevada[3]

Continua após a publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, os cânceres não têm uma causa única, e entre 80% e 90% estão associados a causas externas que são as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, incluindo hábitos e comportamentos, que podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Além disso com o aumento de expectativa de vida, o envelhecimento natural do ser humano provoca mudanças nas células, que as tornam mais vulneráveis ao processo cancerígeno já que estas pessoas também foram expostas por mais tempo a estes fatores externos[4].

“Todos precisamos estar conscientes sobre a importância de consultas e exames de rotina para detecção do diagnóstico o mais breve possível. Além disso, devem fazer parte da rotina diária hábitos como atividade física e alimentação saudável”, reforça Adriana.

Referências

Continua após a publicidade

[1] World Health Organization. Global Cancer Observatory: Cancer Today. Disponível em: https://gco.iarc.fr/today/online-analysis-table?v=2020&mode=cancer&mode_population=countries&population=900&populations=904_900_76&key=asr&sex=0&cancer=39&type=0&statistic=5&prevalence=0&population_group=0&ages_group%5B%5D=0&ages_group%5B%5D=17&group_cancer=1&include_nmsc=0&include_nmsc_other=1#collapse-group-0-1  Acesso em maio de 2022. 

[2] INSTITUTO ONCOGUIA. Detecção Precoce do Câncer de Rim. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/deteccao-precoce-do-cancer-de-rim/10972/240/  Acesso em maio de 2022 .  

[3] . INSTITUTO ONCOGUIA. Detecção Precoce do Câncer de Rim. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/deteccao-precoce-do-cancer-de-rim/10972/240/ Acesso em maio de 2022 .

[4]INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. O que causa câncer. Disponível em:

 https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/o-que-causa-cancer . Acesso em maio de 2022. 

Na Pfizer, usamos conhecimento científico e recursos globais para trazer terapias que prolonguem e melhoram significativamente as vidas das pessoas.