Previdência Social Tenho
Tenho Síndrome de Burnout, posso solicitar Auxílio-Doença?
Tenho Síndrome de Burnout, posso solicitar Auxílio-Doença?
20/07/2022 16h47 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

A jornada de trabalho para algumas pessoas se torna cada vez mais estressante e exaustiva e com isso insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, dores musculares entre outros sintomas surgem.

Continua após a publicidade

Essa situação é denominada de Síndrome de Burnout. Que consiste em uma espécie de estresse crônico e de maior gravidade relativa ao contexto de trabalho.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feita por profissional especialista após análise clínica do paciente.

Esse diagnóstico pode ser feito por um terapeuta ou psiquiatra, que identifica os três principais sintomas (exaustão, menor identificação com o trabalho e sensação da redução de capacidade profissional) e procura saber se estão relacionados ao trabalho.

Continua após a publicidade

A síndrome de burnout costuma ser tratada com terapia e, dependendo da gravidade e natureza dos sintomas, com medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos. 

Fui diagnosticado com Síndrome de Burnout, tenho direito ao Auxílio-Doença?

Sim, quem sofre com a síndrome de Burnout pode receber o auxílio doença, caso necessite de um afastamento de suas atividades por um período superior a 15 dias.

O auxílio-doença é o benefício previdenciário concedido pelo INSS ao trabalhador que está impossibilitado de exercer sua função em razão de doença, recomendação médica ou acidente.

Continua após a publicidade

Para receber o benefício por incapacidade é preciso cumprir alguns requisitos:

Como solicitar meu benefício por Burnout?

Para comprovar a incapacidade para o exercício do trabalho por mais de 15 dias, o segurado deve realizar a perícia no Instituto Nacional do Seguro Social.

E para isso, é necessário fazer o agendamento pela Central 135 ou por meio do Meu INSS:

1. Fazer login no Meu INSS;
2. Clicar em Do que você precisa?, e escrever Agendar Perícia. Em seguida: Novo Requerimento;
3. Escolher entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
4. Seguir as orientações que aparecem na tela;
5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Qual documentação devo levar no dia da perícia?

Como consultar o resultado da minha perícia?

Ou você pode saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.