Previdência Social Auxílio
Auxílio Brasil: Como saber se estou na fila de espera do benefício?
Auxílio Brasil: Como saber se estou na fila de espera do benefício?
26/07/2022 11h55 Atualizada há 2 anos
Por: Esther Vasconcelos

A partir de janeiro deste ano, o Ministério da Cidadania passou a selecionar as famílias que estavam na fila de espera do benefício. Entre janeiro e junho de 2022 mais de 4,1 milhões de novas famílias foram aprovadas no Auxílio Brasil.

Continua após a publicidade

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) existem atualmente mais de 2,78 milhões de brasileiros esperando na fila para ser aprovado no Auxílio Brasil.

Como consultar se estou na fila de espera do auxílio?

A cada mês, a fila de espera do Auxílio Brasil aumenta em um ritmo acelerado, comparada a anos anteriores.

E com isso surge uma dúvida, como saber se estou ou não na fila de espera do benefício? É isso que iremos te mostrar agora!

Continua após a publicidade

Uma das formas de fazer a consulta é acessando o aplicativo do Auxílio Brasil. Um aplicativo feito para você acompanhar informações do Programa Auxílio Brasil na tela do seu celular, com praticidade e rapidez.

Para consultar:

Como entrar na fila de espera?

Para entrar na fila de espera é preciso ter os seguintes requisitos:

Continua após a publicidade

Para receber o benefício, o cidadão precisa comprovar os seguintes requisitos:

Para saber se você está inscrito no CadÚnico a consulta pode ser feita pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social em "Consulta Cidadão Cadastro Único" (é necessário preencher nome completo, data de nascimento e nome da mãe).

A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para 0800 707 2003.

A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

Como me cadastrar no CadÚnico?

Para se inscrever no Cadastro Único para ter direito ao Auxílio Brasil, será necessário realizar o registro presencialmente num Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Esses postos de atendimento costumam ficar nas prefeituras municipais. No local, o Responsável Familiar (RF) deve apresentar: